9ª MARCHA dos FORTES®

A grande festa (sempre renovada) dos Caminheiros da região de Lisboa
2013-10-12 (Sábado)




Já está! Um grande sucesso!

Parabéns a todos os participantes! Foram fantásticos!

Um abraço fraterno a toda a Equipa da  Organização, aos queridos companheiros Direcção e Sócios do nosso Clube, às companheiras da AMPCTV e ao nosso Amigo Manuel Silva da CMLoures!

Um obrigado à Câmara Municipal de Loures e aos seus trabalhadores que, com o seu profissionalismo, contribuiram para o sucesso da Marcha.

Agradecemos as facilitações, o apoio e a simpatia de: (ordem de passagem)

engº Miguel Guizado (Quinta do Vale do Corvo)

Junta de Freguesia de Santo Quintino - Sobral de  Monte Agraço

Rancho Folclórico da Seramena (que maravilhosos almoço e jantar!) 

Junta de Freguesia de Santiago dos Velhos - Arruda dos Vinhos

Povo de A-do-Mourão que pôs o moinho a moer para nós!

Junta de Freguesia de Bucelas

Escola Básica Integrada de Bucelas e sua dedicada colaboradora Mª Adelaide 

Continente







Já há fotos e comentários da 9ª MARCHA dos FORTES®!


 Fotos de Pedro Rocha em https://www.facebook.com/pedro.rocha.359/media_set?set=a.10200291855813621.1073741846.1670466884&type=3

################ 

Fotos de João Afonso em https://www.facebook.com/sbk996/media_set?set=a.623671420989647.1073741833.100000403840064&type=1

###############

Fotos de Bruno dos Reis em https://www.facebook.com/bruno.reis.69/media_set?set=a.10201927916537614.1073741825.1175390891&type=1

##############

Fotos da AMPCTV em https://www.facebook.com/ampctvpasseios/media_set?set=a.465693260214718.1073741825.100003221445760&type=1

#############

Fotos de Nuno Gama Nunes em http://clubearlivre.org/v/actividades/2013/out/mf/ngm/ 

##############

Fotos de Isaura Tavares em http://clubearlivre.org/v/actividades/2013/out/mf/it/ 

##############

Fotos de Miguel Vasconcellos Guizado em  http://clubearlivre.org/v/actividades/2013/out/mf/gg/ 

############

Fotos de Ângela Vitória em  http://www.clubearlivre.org/v/actividades/2013/out/mf/av/

e também em:  





https://meocloud.pt/link/4e7be9a6-35ec-42ee-8221-105cb7cdf3ac/5_Marcha%20dos%20Fortes_2013

################

Fotos de Alexandra Rei em http://www.clubearlivre.org/v/actividades/2013/out/mf/ar/ 

################

Ecos da Marcha dos Fortes - Olhares Cruzados  http://olharescruzados.blogs.sapo.pt/48461.html 

################ 

Quero deixar aqui um grande agradecimento e louvor a todos os que colaboraram na organização e implementação da fantástica 9ª Marcha dos Fortes. Proporcionaram-nos uma actividade memorável!

O tempo ajudou bastante, os caminhantes até andaram mais depressa que o relógio  , e no fim chegámos todos contentes e satisfeitos.

Nunca tinha visto o pessoal a armar um bailarico - depois de tantos quilómetros - com tanta alegria e enertgia, todos irmanados do clima de grande família e amizade que se vive neste nosso clube.

Bem Hajam

###############

Obrigado Zé Luis da Mota   http://poraiaoacaso.blogs.sapo.pt/52392.html 

################ 

Elena Iabanji adorei!

################ 

Luis Outor Cid Gostei muinto

############### 

 Zé Lourenço Parabéns pela excelente organização do evento. A simpatia do "staf" no terreno também merece nota alta. Já fiz duas vezes, para o ano espero voltar...

############### 

Sónia Correia Parabéns ao Clube de Actividades de Ar Livre, pela excelente organização. Foi a primeira vez que fiz e simplesmente adorei, mas para o ano espero voltar.

################# 

Jorge Prazeres Felicito toda a organização que desde o km 0 até ao km 43 foram soberbos. Obrigado pelo dia memoravel e inesquecivel que me proporcionaram.

################ 

Jose Manuel Messias Excelente jornada de convivio e grande camaradagem

############### 

Miguel Bandeira Gostei. Obrigado.

################

Rosa Helena Caldeira MUITOS PARÁBENS ..............um grande abraço

##############

Anabela Neves Os meus parabéns à organização por todo o trabalho, empenho e dedicação na realização deste memorável evento! Até o São Pedro esteve do vosso/nosso lado. Adorei e espero poder participar na próximo ano! 

############## 

Joeos Dados tenho uma amiga que quando faz essas caminhadas nos dias seguintes exclama; Nem sabia que tinha tantos musculos, agora com as dores já os posso contar. loool

############### 

Isaura Tavares - 9º Marcha dos Fortes – Os meus parabéns a todos os que levaram a cabo esta grande marcha. Excelente organização, muito empenhada, muita dedicação, muita alegria e boa disposição … No início brindaram-nos com um pastel de feijão e no fim não faltou animação.

Obrigada ao Clube de Atividades de Ar Livre por nos proporcionar estes momentos!

###############

Filipe Murraças - Enquanto participante na 9ª Marcha dos Fortes (e pela terceira vez) gostaria apenas de vos transmitir os meus sinceros parabéns e o meu apreço pela impecável organização do evento. Foram, mais uma vez, fantásticos/as! Até uma próxima

############## 

Siggi Matos - Desta vez, a minha filha com apenas 15 anos já concluiu a prova - foi um motivo de grande orgulho, ver a determinação a formar uma jovem! O convívio é fantastico e a organização esteve ao nível do evento: 5 estrelas!!!!! O CAAL está de Parabéns - mais uma vez !

################# 

  André Laurins - Boa tarde, venho por este meio exprimir a minha desilusão perante a última caminhada realizada convosco. As razões são várias, infelizmente, mas é sobretudo a falta de cuidado que tiveram em escolher o percurso; passámos em caminhos cheios de entulho,  atravessámos campos lavrados e cortes de plantações de eucaliptos que não têm graça nenhuma. Do ponto de vista do tema escolhido,
evitámos o quartel do Wellington em Pero Negro, não almoçámos no Aqueidão (mas em baixo, no parque de estacionamento), enfim a maioria dos paneis informativos dos eventos passados estão já em muito mau estado. Espero que as instituições envolvidas no desenvolvimento das Linhas façam no futuro um esforço real para melhorar os caminhos pedestres, porque há muito que fazer a esse nível. Cordialmente,

AQUI a resposta da Organização da 9ª MARCHA dos FORTES®

 ################

 

Ecos da  9ª MARCHA dos FORTES® http://apricare.blogspot.pt/2013/10/fortis.html

 




Fechadas as inscrições! Está tudo preparado para vos receber! E a meteo a ajudar! https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.10dias/index.jsp?localID=11&cidadeID=187


Já estão disponíveis o Regulamento, os Tempos de Passagem e o Perfil da 9ª MARCHA dos FORTES®



 

Para melhor esclarecer de onde partimos às 05h45m no dia 12, em Bucelas, vejam a imagem junta!



Para os munícipes de Sobral de Monte Agraço está assegurado transporte de ida para a Quinta Vale do Corvo desde Sobral de Monte Agraço (Estação Central de Camionagem) e de regresso de Bucelas ao Sobral de Monte Agraço. Os interessados no transporte deverão contactar o Serviço de Turismo do Município de Sobral de Monte Agraço (tel. 261 942 296 email: turismo@cm-sobral.pt), até dia 10/10/2013. 


Fechada com novo record de participantes a fase das inscrições bonificadas! São mais 50 que no ano passado! 

INSCRIÇÕES ABERTAS!



Notícias da Marcha também em http://www.linesoftorresvedras.com/index.php?lang=pt


Imagens da apanha de Pêra Rocha  em http://clubearlivre.org/v/actividades/2013/out/mf/peras/



9ª MARCHA dos FORTES® que terá lugar a 12 de Outubro de 2013, Sábado! 

Este ano vamos subir à Serra do Socorro (tinha de ser) onde estiveram instaladas as comunicações de Wellington, passar pelos dois Fortes da Enxara onde nunca tínhamos estado, cruzar o Pêro Negro (onde existe a quinta que foi Quartel General de Wellington), “atacar” o GR30 e chegar ao Alqueidão no Sobral de Monte Agraço, por caminhos nunca dantes percorridos…

Seguimos para o Forte da Carvalha e o moinho recuperado de À-do- Mourão na Arruda, os Fortes do Calhandriz na fronteira entre os concelhos de Loures e Vila Franca de Xira e o Forte do Arpim em Loures, fazem parte do nosso itinerário. 

A partida será ainda no concelho de Torres Vedras, na Quinta do Vale do Corvo www.linesoftorresvedras.com que se mantem na mesma família e bem conservada desde a época das Invasões Francesas terminando, como nos últimos anos, em apoteose, em Bucelas.

Trata-se de um grande acontecimento nacional, é a grande festa dos Caminheiros da região de Lisboa que aceitam o nosso desafio para percorrerem os mais de 40 km em 12 horas.

A 9ª MARCHA dos FORTES®, integrada no calendário anual da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada - FPME, é uma Organização do Clube de Actividades de Ar Livre - CAAL, da AMPCTV e do Município de Loures, com o apoio dos Municípios de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, e das Juntas de Freguesia de Santo Quintino, Bucelas e Santiago dos Velhos. Juntam-se a nós também a Quinta do Vale do Corvo, a Revista Itinerante e o Continente.

Mais uma vez introduzimos alterações no percurso de forma a torna-lo sempre mais aliciante.

O percurso continua a ser essencialmente por caminhos rurais, e os últimos km continuam a ser a descer por caminhos confortáveis.

Caminharemos em cumeadas e vales por onde andaram os invasores franceses e os aliados, e que proporcionarão aos participantes a beleza dos grandes horizontes e da ruralidade da zona Oeste. 

Esta actividade tem um total de cerca de 43 km, inicia-se às 07h00 na Quinta do Vale do Corvo e termina pelas 19h15 em Bucelas, onde terá lugar um  convívio e será servida uma refeição ligeira quente!

O andamento é de caminhada, existindo 4 pontos  onde está prevista a neutralização.  Assim, os participantes menos preparados ou menos “aventureiros” têm sempre a possibilidade de desistir, ou até descansar um ou outro troço, continuando em seguida!

Por outras palavras, podem fazer um troço (6 a 12 km), descansar no autocarro, que acompanha sempre a Marcha, e retomar a caminhada noutro troço mais à frente. 

Na Quinta do Vale do Corvo (onde não existe qualquer tipo de abastecimento comercial) será servido um reforço de pequeno-almoço quente.

Além deste, existem mais 3 locais de abastecimento onde a Organização assegura complementos alimentares (doces, fruta, água, sumo, etc.) e 1 onde será servido o almoço (refeição quente).

Nestes 3 pontos haverá paragens obrigatórias de 15 min. e no almoço a paragem é de 45 min.

Além de abastecimento, estes pontos também servem de descanso.  Aconselhamos no entanto os companheiros a levar uma mochila pequena e leve com os seus pertences indispensáveis a um dia de caminhada.

A organização não fornece garrafas de água pelo que devem transportar os vossos cantis e reenche-los em cada paragem, junto da organização.

Os montanheiros e caminheiros não deixam senão pegadas e não tiram senão fotografias: são amigos do ambiente.

O ritmo da Marcha é assegurado por membros da Organização do nosso Clube e da AMPCTV, devidamente identificados, de forma a garantir os horários previstos. Nenhum participante os poderá ultrapassar.  

Para os companheiros de fora de Lisboa, ou para os que o desejarem, a Organização assegura, na noite de 11, Sexta, a pernoita na Escola Básica Integrada de Bucelas, com duches, sanitários e estacionamento.

A Organização garante o parqueamento dos automóveis na mesma escola de Bucelas e também o transporte entre Bucelas – partida às 05h45 do Largo Central, junto à Rodoviária - e o Turcifal. 

Com a vossa presença e alegria, esta vai ser de novo uma grande jornada desportiva, lúdica, de convívio e também evocativa, revivendo a História.

Aceitem o nosso desafio! Venham a esta festa dos Caminheiros! 

INSCRIÇÕES BONIFICADAS até 24 de Setembro (com garantia do tamanho pretendido da T-shirt alusiva ao evento):

As Inscrições foram apenas efectuadas on-line 

Actividade e convívio – 18,50 €       Menores de 21 anos - 8 €

A partir de 25 de Setembro e até 8 de Outubro:

Actividade e convívio – 28,5 €      Menores de 21 anos - 18 €

Aos Sócios do CAAL e da AMPCTV será ainda possível a inscrição presencial ou telefónica junto dos respectivos secretariados. 

A inscrição inclui:

* Seguro de acidentes pessoais

*1 reforço de pequeno-almoço na Quinta do Vale do Corvo

*3 abastecimentos de complementos alimentares (doces, fruta, água, sumos, etc.)

*1 almoço (refeição quente) ao ar livre

*Convívio final onde será servida uma refeição ligeira quente

*Enquadramento técnico e apoio assegurado por voluntários Quadros Técnicos do Clube de Actividades de Ar Livre -CAAL- e da Associação de Marchas e Passeios de Torres Vedras

* T-shirt alusiva ao evento

* Parqueamento guardado das viaturas em Bucelas

* Transporte dos participantes para o local da partida às 05h45m 

* Viaturas de apoio permanente durante todo o evento

* Documentação técnica (Regulamento, Tempos de Passagem e Perfil Topográfico) e documentação turística e generalista.

O Secretariado, para levantar a mochila de lembrança, T-shirt, diversa informação e a indispensável folha de controlo da actividade (PASSAPORTE) funcionará:  

No CAAL - Clube de Actividades de Ar Livre:                              

5ª feira dia 10, das 14h45 às 18h45 e                               

6ª feira dia 11, das 10h45 às 12h15 e das 14h45 às 17h45

Na Câmara Municipal de Loures (Divisão de Desporto - Casa do Adro):                            

5ª feira dia 10 das 14h30 às 17h30

No Centro de Interpretação das Linhas de Torres (CILT)/ Posto de Turismo de Sobral de Monte Agraço:                            

5ª feira dia 10, das 15h00 às 17h30

No Posto de Turismo de Arruda dos Vinhos (Centro Cultural do Morgado):                            

5ª feira dia 10, das 15h00 às 17h30m

No Posto de Turismo Torres Vedras 5ª feira dia 11, das 16h00 às 18h00 

Na Escola Básica Integrada de Bucelas:                              

6ª feira dia 11, das 19h00 às 20h00