De Janeiro a Janeiro…

…entre aldeias com cerejas
2014-06-14 - 2014-06-15 (Sábado - Domingo)

Já há fotos desta "apetitosa" actividade!

Fotos do Manuel Richart em http://clubearlivre.org/v/actividades/2014/jun/jj/mr/ 

O álbum de Anunciação Santos em https://plus.google.com/photos/114823928905107593134/albums/6027508887239392865?authkey=CJiujMyM_YmLQw 


O CAAL leva-nos a terras da Beira onde o xisto é ‘rei’ e se ladeia pelas águas límpidas do Zêzere que divide Janeiro de Janeiro, o de Cima e o de Baixo que, segundo reza a lenda, eram terrenos de um nobre, que deixando estas terras por herança aos seus dois filhos de nomes Januário, a um dá Janeiro, o de Baixo, na margem direita e o outro Janeiro, o de Cima, na margem esquerda do Rio Zêzere, cada um em distritos e concelhos distintos.

Vamos caminhar por terras do xisto com o Zêzere sempre a acompanhar-nos, indo do distrito de Coimbra ao distrito de Castelo Branco e do concelho da Pampilhosa da Serra ao concelho do Fundão.

Saímos duma aldeia onde nos rodeiam ruas com casas de xisto e onde o sol quase não entra e as casas quase se tocam, os ‘quelhos’, para depois caminharmos para a outra aldeia num lugar aprazível onde o Zêzere nos dará a sua melodia e onde nos poderemos refrescar nas suas límpidas águas, para depois saborearmos um jantar de aldeia.

 

1º dia – Saímos de Janeiro de Cima passando pelos ‘quelhos’, casa das tecedeiras, as barcas, e a roda, seguindo depois em direcção de Porto de Vacas, caminhando com o Zêzere por perto, atravessando-o, para caminharmos até Janeiro de Baixo, onde tomaremos o refrescante banho e onde nos esperará o jantar e depois pernoitarmos.

 

2º dia – Saindo agora do meio de outras aldeias, a Aldeia de Joanes e a Aldeia Nova, caminharemos por entre belos pomares onde pintam as cerejas da bonita Cova da Beira, para irmos em direcção à

Gardunha, passando por lugares de onde podemos vislumbrar quase toda a Cova da Beira com a Estrela ao fundo. Depois descemos ao Fundão onde acabará mais um fim de semana duma belíssima actividade por terras da Beira.

 

Característica dos percursos:

1º dia – Percurso de 18km, não circular, de dificuldade média com algumas subidas acentuadas

2º dia – Percurso de 10km não circular com dificuldade média/baixa

Alojamento: No Parque de Campismo Rural em Janeiro de Baixo, situado na margem do rio Zêzere. Alojamento opcional (por conta dos interessados) em bungalows no Parque de Campismo e em alojamentos de turismo rural.

 

Recomendações: Aconselham-se botas de caminhada e protecção adequada para a época do ano, fato de banho e farnel para almoço de sábado e domingo e pequeno almoço de domingo.

 

Cartografia: Folhas 246 e 254 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

 

Partida: Às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.

 

           

(Dadas as características do percurso, é desaconselhada a participação em viatura própria.)

 

O preço inclui transporte, seguro, o jantar de sábado e alojamento no Parque de Campismo Rural, assim como as informações e o mapa.  


Preços:
Autocarro: 47,00€ Menores 21 anos: 21,00€