O CAAL faz 30 anos!

2015-06-30

Há 30 anos, fim-de-semana de 14 de Setembro de 1985, nascia na Arrábida a comissão promotora que levou à decisão do nome de Clube de Actividades de Ar Livre - o CAAL - e à legalização do mesmo em 3 de Abril de 1986.

Na comissão promotora estiveram Armindo Fonseca, Carlos Balacumba, Carlos Ferreira, Fernando Baeta, Hélder Prudêncio, Rui Queirós e vieram a ser sócios fundadores António Perdigão, Fátima Brito, Atilano Suarez, Jorge Campos, Fernando Duarte, Fernando Brito, Herlander Santos Costa, Hélder Prudêncio, Fernando Baeta e Carlos Cerdeira. (Boletim nº 0 do CAAL, ‘Papa Léguas’)

 

Destes 13, temos muito orgulho em manter como sócios activos Carlos Cerdeira e Rui Queirós, mantendo-se também activos 10 dos 75 companheiros que se fizeram sócios até à escritura pública da fundação do CAAL!

Ao longo destes 30 anos o CAAL foi pioneiro no pedestrianismo em Portugal, promovendo e incentivando o gosto pela prática de caminhar na Natureza, ao mesmo tempo que sensibilizava os seus sócios para as questões do ambiente. O clube foi também fundador de atividades que hoje em dia têm já uma existência própria, como é o exemplo da Marcha dos Fortes, que completou 10 anos em outubro de 2014.

Ao longo destes 30 anos, houve 7 sócios que presidiram às sucessivas direções do clube e, em todas elas, a vontade de levar o clube sempre mais adiante, foi uma tónica comum.

Uma das primeiras dificuldades foi encontrar uma sede. Atualmente o clube tem sede no Parque do Calhau, no Parque Florestal de Monsanto, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa no ano em que completou 10 anos, em reconhecimento pela actividade de promoção do bem estar da população de Lisboa promovida pelo CAAL. Desde essa altura que organizamos actividades mensais no Parque Florestal de Monsanto, que é hoje considerado um bem adquirido pelos Lisboetas, mas que na época era algo longe da realidade da cidade e apenas defendido por visionários como o Arquitecto Ribeiro Teles. Pesquisando no nosso registo, encontrámos 75 actividades no Parque Florestal de Monsanto, e este será sem dúvida um número por defeito…

Até hoje passaram pelo CAAL 2296 sócios e suas famílias, sendo o número de sócios activos neste momento de 392. Ao longo destes 30 anos, o leque de oferta de atividades aos sócios tornou-se mais alargado e mais diversificado. O clube oferece atividades ao longo de todo o ano, as quais vão desde o pedestrianismo, à orientação, escalada, montanhismo/alpinismo e ambiente. O clube desenvolve programas para todas as idades, como é o exemplo das semanas de férias desportivas, com um leque variado de actividades para os mais novos. E, na atividade mais antiga praticada pelos sócios, o pedestrianismo, o clube percorreu Portugal de lés-a-lés, incluindo as ilhas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, saindo fronteiras e seguindo pelo mundo fora. Subjacente a todas as atividades, o clube encontrou sempre a tónica comum do ambiente: usufruir da Natureza que nos rodeia sem a prejudicar e estragar.

Tal como 1985, ano em que as decisões que moldaram a nossa vida como associação foram tomadas, 2015 está a ser um ano intenso - nesta primeira metade do ano já realizámos 55 actividades (muitas delas com mais de 1 dia), isto sem incluir as sessões bissemanais de multiactividades…

Após estes 30 anos de existência, o clube decidiu voltar às raízes e fazer da Arrábida, também, um local para comemorar o seu Aniversário. Como a efeméride exige, este ano o Aniversário do clube será constituído por 2 eventos: o sábado 19 de setembro e o fim de semana que se lhe segue nos dias 26 e 27.

A 19 de setembro o CAAL vai promover na Arrábida, na sede do ‘Teatro O Bando’, uma exposição que invoca os 30 anos de existência do clube, e também organizar um ciclo de palestras em que o tema central será a Arrábida.

A 26 e 27 de setembro teremos o habitual fim de semana comemorativo do Aniversário, que este ano irá decorrer em Góis com a tónica nas maravilhosas aldeias de xisto que rodeiam esta vila!

Estas serão duas actividades com que pretendemos marcar este ano intenso!

Não deixes de marcar a tua presença!