O GDAMO em França

Ascensão do Dome de Neige 4015m
2015-07-25 - 2015-08-01 (Sábado - Sábado)

 



O GDAMO realizou a atividade de França com o objetivo de efetuar a ascensão do Dome de Neige no Parque Natural des Ecrins, cume com 4050 m.

No dia 28 chegamos ao Refugio Ecrins localizado a 3170 m, com sol, mas com vento muito forte e o tempo a começar a ficar encoberto.

No dia 29 partimos do Refúgio um pouco atrasados e levamos algum tempo a encordarmo-nos o que levou que fossemos a penúltima cordada a partir. Devíamos ter partido ás 3:30 h mas por contratempos vários perdemos praticamente uma hora.

A jornada da subida estava a correr bem, com um ritmo que se poderia considerar normal, e estávamos a ultrapassar os diversos obstáculos que nos iam surgindo com alguma facilidade ( Rimaias completamente abertas com pontes de neve muito frágeis ), a inclinação da subida em alguns troços era considerável e o piso estava escorregadio porque a neve estava dura por baixo mas com os 10 cm superficiáis moles devido ás temperaturas um pouco altas.

A cordada que vinha atrás de nós ( um guia com três clientes ) desistiu e voltou para trás, estávamos na zona de nevoeiro denso e o vento já se começava a fazer sentir.

Nós continuamos porque se tinha definido que subiríamos até ás 9:00 h, altura em que deveríamos voltar para trás. Estávamos junto á Rimaia da base da parede da “Barra des Ecrins” e eram 8:30 h quando nos cruzamos com duas cordadas que estavam á nossa frente e estavam também a voltar para trás e aconselharam-nos a fazer o mesmo com a justificação de que não se conseguia ver nada, o vento estava muito forte e a última Rimaia que teríamos que ultrapassar estava muito perigosa porque estava aberta.

Por uma questão de bom senso voltamos para trás, devíamos estar nos 3950 m, em boa hora o fizemos porque 10 minutos depois de chegarmos ao refúgio “ Glaciar Blanc” começou a chover intensamente e nós não vínhamos equipados para chuva.


Mas como um azar nunca vem só, não foi só o tempo da subida que não esteve apropriado, a carrinha que alugamos na Avis avariou e fomos deixados sem assistência ( depois de rebocarem o carro ) e fomos obrigados a recorrer a transportes públicos, transportando bagagem com mais de 25 kg, estando a mais de 350 km do aeroporto.

As fotos do António Nunes em https://picasaweb.google.com/113479332645420719488/GDAMOFranca72015Selecao?authkey=Gv1sRgCJf4_8KUlp_x8QE 

 




A reunião de coordenação para esta actividade será em 8 de Julho ás 21:30 h na sede do Clube