Verão Ar Livre no Parque

Crianças dos 6 aos 10 anos
2018-07-09 - 2018-09-07


A 1ª semana do Verão Ar Livre foi um sucesso!
Para o Verão Ar Livre em Setembro, de 03 a 07, as Inscrições já estão abertas! 



Ainda restam algumas vagas.... 
Brincar e aprender ao AR LIVRE 

Uma vez mais o teu Clube oferece um programa de Verão para aproveitares as tuas férias na natureza.
Durante 4 semanas os pequenos poderão experimentar as mais diversas atividades num espaço único – o Parque Florestal de Monsanto, o pulmão verde da capital.
A sede do CAAL, inserida em pleno montado, permite o fácil acesso a diversos equipamentos para um Verão em grande, como o Parque da Pedra, a Mata de São Domingos de Benfica e o Campo de jogos do Calhau, que complementam um parque florestal único onde são possíveis caminhadas temáticas, jogos de orientação e interpretação de fauna e flora, escalada e brincadeiras várias.
Experimenta algo distinto, com ateliers práticos, atividades e jogos que vão desenvolver o teu gosto pela natureza!

Este ano, com vista à melhoria da qualidade do programa e com base na experiência dos últimos 3 anos, optamos por reduzir o intervalo de idades, limitando aos 10 anos. Outra novidade é a introdução de uma semana em Setembro, já que o inicio de aulas é por vezes bem tardio!
As áreas que nos propomos trabalhar neste programa resultam dos interesses e das experiências específicas dos orientadores e estão desenhadas de modo a se relacionarem, influenciando-se mutuamente.
A descoberta da natureza vai fazer-se através de caminhadas temáticas, jogos de orientação, escalada, desafios sensoriais e ateliers de interpretação de fauna e flora e também expressão plástica, promovendo assim um contágio saudável entre disciplinas e experiências complementares. Vão ser propostos jogos de cooperação e dinâmicas de grupo para motivar e facilitar o relacionamento entre as crianças ao longo do projeto.
É possível frequentar o nosso programa mais do que uma semana pois temos duas propostas distintas para as semanas pares e as impares, assim como pequenas variações nas atividades de semana para semana. 

O dia inicia-se no CAAL com a receção das crianças e o desenvolvimento de dinâmicas de grupo para facilitar o relacionamento entre as crianças e para apresentar a aventura do dia.
Com a duração de 1 hora este período visa também absorver eventuais atrasos. A maior parte dos dias será organizada em torno da descoberta de um percurso temático por Monsanto (+- 1 hora), com características específicas e diferente a cada dia, intercalado por jogos de interpretação do espaço, fauna e flora.
A meio da semana teremos um dia mais tranquilo para reposição de energias com atividades construtivas mais perto da sede do clube que despertam a criatividade das crianças.
Teremos também um dia fora do Parque, onde vamos visitar hortas urbanas e inspirar-nos para desenvolver as nossas próprias zonas de cultivo!
À hora da refeição está previsto um piquenique num local diferente com tempo suficiente para descansar e brincar livremente.
Ao fim do dia regressamos ao CAAL e temos diariamente um período de partilha e reflexão sobre o dia e as experiências vividas, as crianças podem então optar por desenvolver um atelier de expressão plástica ou outras atividades que proponham. 
OBSERVAÇÕES: 

As crianças devem trazer vestuário e calçado adequados a este tipo de atividades, para que se possam mover livremente e eventualmente sujar.
Devem trazer o seu próprio almoço (apropriado para Picnic) numa mochila confortável e uma garrafa para se abastecerem pelo
caminho nos pontos de água.
É necessário trazer chapéu, agasalho e protetor solar.
Dada a ligação que pretendemos criar entre a floresta e as crianças, agradecemos que evitem o uso de smartphones nestas semanas de atividades.
Os monitores levarão sempre consigo caixa de primeiros socorros e telemóvel.
DATAS: 
Semanas de 9 a 13 de Julho; 16 a 20 de Julho; 23 a 27 de Julho; 3 a 7 de Setembro
HORÁRIO 
9h30 às 17h30 *

CUSTO: 
85 euros/semana
10% desconto para o 2º irmão
10% desconto na 2ª semana 
CONDIÇÕES: 

Não inclui alimentação. Inclui seguro de danos próprios e material desportivo e didático.
Realiza-se com um mínimo de 8 crianças e máximo de 12.
O CAAL reserva-se o direito de não realizar a atividade caso não se atinja o nº mínimo de inscrições. 
* O horário de entrega deve ser cumprido para não afetar o normal funcionamento das atividades. Às 18h inicia outra atividade do Clube (Multiactividades – escalada e montanhismo) não sendo possível alargar o horário.
EQUIPA PEDAGÓGICA 
Salomé Galamba, 38 anos de idade, é Arquiteta e Mestre em A Criança e as Artes pela Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, com especial interesse pelas áreas da expressão plástica e da relação das crianças com a natureza.

Frequentou o workshop Sharing Nature promovido pela Associação Movimento Bloom, fez formação de Animadores de Campos de Férias e de Ateliers de Tempos Livres na Associação para a Promoção Cultural da Criança e tem o curso de Socorrismo Pediátrico da Cruz Vermelha Portuguesa.
É professora de Atividades de Enriquecimento Curricular do Ensino Básico nas áreas das expressões artísticas e colabora na dinamização de programas de animação e pedagógicos para crianças dos 3 aos 14 anos, nas áreas da ciência divertida,
artes e culinária e festas. 
Sérgio Godinho, 40 anos de idade, é Arquiteto e Guia da Natureza licenciado pela Universidade dos Açores com conhecimentos nas áreas da botânica, geologia, orientação, escalada e montanhismo.
Fez uma formação como guia do Jardim Botânico da Ajuda direcionada a visitas com escolas, onde presentemente faz atividades com crianças dos 4 aos 12.
Teve formação como socorrista promovido pelos bombeiros de Angra do Heroísmo. Desenvolve atividades de pedestrianismo, escalada e orientação com entidades e escolas do Concelho.
Emails para Inscrição:
veraoarlivre@gmail.com 
caal@mail.telepac.pt