SARDENHA

A mais bonita ilha italiana
2019-04-23 - 2019-05-01




Actividade lotada!
A bela Sardenha!

Esta região autónoma da Itália insular, que em sardo tem o nome de Sardignaé a 2ª maior ilha do Mediterrâneo.
Tem vestígios civilizacionais desde há mais de 150.000 aC, mas o seu povoamento só terá ocorrido cerca de 6.000 aC, pelo que tem muitos monumentos pré-históricos, dos quais os 'nuraghes', cerca de 7.000 em toda a ilha, são os mais conhecidos.
É uma terra cheia de tradições e pródiga em pinturas murais, tanto em parede como em rocha, mas o que a torna famosa são as suas paisagens.
É a região italiana com maior extensão de floresta e as suas maravilhosas praias são banhadas por águas de cor turquesa cristalina.

É neste paraíso que vai decorrer a nossa atividade com o seguinte programa:

 

1º dia – 23/4 (terça)

Às 18h20 comparência no aeroporto Humberto Delgado para, às 20h35, embarcarmos no voo IB3105 para Madrid, onde vamos chegar às 22h55.

Transfer para o Hotel Senator Barajas****, onde ficaremos instalados em quartos triplos com casa de banho e pequeno-almoço.

 (Possibilidade de suplemento para quarto duplo, sujeito a disponibilidade).

 

2º dia – 24/4 (quarta)

Pequeno-almoço no hotel.

Em hora a determinar transfer para o aeroporto de Barajas, onde às 09h30 embarcaremos no voo IB3624 em direção a Cagliari, capital da Sardenha, onde chegaremos pelas 11h35.

De seguida iremos proceder ao levantamento das carrinhas de 9 lugares que nos levarão no nosso tour pela ilha.

Logo a seguir vamos para o Hostel Marina, pousada de juventude, onde ficaremos alojados em quartos duplos com casa de banho.

Almoço livre.

Às 14h30 vamos fazer um percurso urbano por Cagliari, cidade que o escritor DH Lawrence apelidou de ‘Jerusalém branca’. Passaremos entre outros locais pelo seu centro histórico, o Bastião de Saint Remy, a Catedral, a Torre Elefante, miradouros e o anfiteatro romano.

Merecedores de visita, mas não incluídos no nosso percurso, são também o Museu da Cidade e o Museu Nacional de Arqueologia.

Jantar livre.

 

3º dia – 25/4 (quinta)

Pequeno-almoço no hostel.

Às 8h00, já com tudo arrumado nas carrinhas, saímos para dar início à nossa volta por esta bela ilha.

Começamos por ir até Nuraghe Su Nuraxi, ruínas que estão classificadas como Património da Humanidade, que vamos visitar.

Este clássico local nurágico, onde floresceu uma cultura que data da idade do bronze, está localizado no centro de uma pequena colina, construído com pedras grandes, a maioria sem forma definida, mas em grande parte formada por basalto, de formato retangular. Dentro do nurago (torre), há uma série de pátios cercados por muros altos, e câmaras em formato de colmeia. Algumas entradas estão no nível superior e precisam de escadas para serem alcançadas. Este local é importante como mostra da civilização sarda.

Seguimos, depois, para Oristano, pequena cidade, hoje centro de fabrico de porcelana, mas que, na época medieval, chegou a ser capital da ilha.

Aqui vamos ver a Torre de San Cristoforo e o Duomo de Santa Maria.

Almoço livre.

Iremos depois para Alghero, famosa pelos seus corais, o nosso destino de hoje, onde começaremos por fazer o check-in no Hotel Villa Piras ***, após o que iremos até ao porto da cidade para darmos início a um percurso urbano pela sua parte antiga, que passará, entre outros locais, pelas suas muralhas, a igreja barroca de San Michele, a igreja de San Francisco e a Catedral.

Regressamos ao porto onde vamos fazer uma viagem de barco pela bela costa desta região da Sardenha, que incluirá também a visita guiada à Grotta de Neptuno, bela gruta com 2.500m de comprimento com um ‘bosque’ de estalactites e de estalagmites em redor de um lago subterrâneo.

Regresso a Alghero, jantar e noite livres.

Alojamento em quarto duplo com casa de banho.

 

4º dia – 26/4 (sexta)

Pequeno-almoço no hotel.

Saída às 8h00 em direção à Reserva Natural de Porto Conde, local onde se podem encontrar muitas espécies vegetais raras, para fazermos uma pequena caminhada que, não só nos vai dar a oportunidade de ver a bela cobertura vegetal do parque, como nos permite admirar as formas das belas falésias da costa e avistar as ilhotas que estão perto.

Findo este percurso pedestre iremos até Porto Torres, onde teremos tempo livre para almoço.

Seguimos, depois, para Sassari, a segunda maior cidade da ilha, centro de cultura desde a época do Renascimento.

Aqui passearemos pelas ruas históricas e vamos visitar o seu deslumbrante Duomo do séc. XVII.

Continuaremos viagem, bordejando a costa, até Castelsardo, povoação com muralhas medievais, que é considerada como sendo um dos mais belos locais da ilha para ver o pôr-do-sol, com a sua luz rosada sobre o castelo e os edifícios de cores claras a espelhar-se sobre as rochas e o mar. Ficaremos aqui o tempo necessário para ver o pôr-do-sol.

Jantar (livre) no local.

Regresso a Alghero.

 

5º dia – 27/4 (sábado)

Pequeno-almoço no hotel.

Saída às 8h00 em direção ao Valle dei Nuraghi ou Vale dos Vulcões, por estar rodeado de colinas cujas encostas sofreram os efeitos da erosão ao longo dos anos, mas onde se distinguem ainda os cones perfeitos de antigos vulcões.

Aqui visitaremos o Nuraghe Santu Antine, um dos maiores nuraghi (antigos edifícios megalíticos) da Sardenha. A estrutura principal foi construída por volta do século 19-18 aC, e as outras partes do nuraghe datam do século XVII aC. Santu Antine é feito de enormes blocos de basalto.

Depois seguimos para Ólbia, cidade cujo nome é de origem grega, devido à presença grega durante o século 7 aC, mas que foi colonizada pelos fenícios, de acordo com os achados arqueológicos, e que é um destino turístico graças ao seu mar e praias.

Check-in no Ólbia City Hotel *** e almoço livre.

De tarde iremos até à península do Capo Testa para fazermos um dos mais bonitos percursos pedestres da ilha que passa pelo Valle della Luna, local de belas formações graníticas, e nos irá proporcionar fantásticas vistas da costa da Sardenha com as suas pequenas enseadas escondidas entre as faces rochosas, águas cristalinas azul-turquesa, a fazer contraste com as cores douradas das rochas e o verde da densa vegetação mediterrânea onde crescem medronheiros, murtas e urzes.

Depois desta bonita e fácil caminhada iremos até Santa Teresa di Gallura, povoação onde teremos tempo para passear, fazer um pouco de praia ou subir o trilho até à Torre Longorsado, mandada construir no séc. XVI pelo rei Filipe II de Espanha.

Em seguida vamos para Porto Cervo, considerada a capital da Costa Esmeralda, local de férias de luxo, onde pararemos para uma pequena visita e jantar livres (o Elit Promenade Café, o Frades ou o Bar Baretto são considerados locais económicos).

Regresso a Ólbia.

Alojamento em quarto duplo com casa de banho.

 

6º dia – 28/4 (domingo)

Pequeno-almoço no hotel.

Saída às 8h30 para passarmos grande parte do dia no arquipélago da Maddalena, classificado como Parque Nacional desde 1994, que se situa na belíssima Costa Esmeralda.

Algumas das suas mais importantes ilhas são La Maddalena – onde chegam os barcos vindos de Palau, Caprera – local onde viveu Giuseppe Garibaldi durante o exílio a que foi sujeito nos últimos anos da sua vida, estando aqui sepultado, e Santo Stefano – onde existe uma base de submarinos americanos.

Faremos um passeio pelo interior das ilhas de Caprera e La Maddalena, após o que haverá tempo para banho e almoço livre.

Em hora a determinar regresso a Ólbia com resto do dia e jantar livres.

 

7º dia – 29/4 (segunda)

Pequeno-almoço no hotel.

Saída às 8h00 e passeio pela costa até Orosei onde faremos uma paragem para descobrirmos os encantos desta povoação balnear.

Continuamos para Cala Gonone, considerado um dos lugares mais bonitos da Sardenha que foi fundado em 1700 como porto de exportação de carvão e se transformou numa excelente estância turística.

Check-in no Hotel Brancamaria **** e almoço livre.

Seguimos, depois, para o altiplano de Pratobello, onde faremos mais um dos imperdíveis percursos pedestres da ilha que nos vai dar a possibilidade de ver paisagens impressionantes do seu interior.

Finda a caminhada vamos conhecer Orgosolo, povoação cujas casas têm muitas fachadas decoradas com pinturas, a maioria de denúncia e reivindicação, mas também onde há algumas inspiradas em quadros de pintores famosos como Miró e Picasso.

Regresso a Cala Gonone.

Resto da noite e jantar livres.

Alojamento em quarto duplo com casa de banho.

 

8º dia – 30/4 (terça)

Pequeno-almoço no hotel.

Saída às 8h30 e percurso pela costa até Villasimius, considerada a ‘pérola’ do sul da ilha, pelas suas praias de fina areia branca e água cristalina.

Paragem para banho.

Almoço livre.

Passaremos pela Spiaggia del Riso, praia cuja areia tem a forma de grãos de arroz, e por Stagno Notteri, pântanos onde flamingos cor-de-rosa e outras aves costumam nidificar.

Antes de voltarmos para Cagliari vamos ainda ver San Sperate, cidade museu famosa pelas suas centenas de murais coloridos que, a par de enfeitarem as ruas, contam a história, as tradições rurais e a vida da comunidade. O ‘muralismo’ foi desenvolvido por Pinuccio Sciola que concebeu o projeto de transformar a aldeia numa oficina de criação para a qual artistas locais, italianos e estrangeiros ainda aderem e contribuem.

Regresso a Cagliari.

Alojamento no Hostel Marina, em quarto duplo com casa de banho.

Resto do dia e jantar livres.

 

9º dia – 1/5 (quarta)

Pequeno-almoço no hostel.

Em hora a indicar rumamos ao aeroporto onde vamos proceder à entrega das carrinhas e, às 12h20, apanhar o voo IB3625 para Madrid onde chegaremos pelas 14h30, para embarcarmos no voo IB3102 às 15h45 com chegada prevista a Lisboa pelas 16h05.

 

NOTA IMPORTANTE

- Não haverá guias locais; os percursos pedestres vão ser enquadrados pelos organizadores da actividade

- As deslocações serão feitas em carrinhas alugadas (8 participantes por carrinha) e os motoristas serão sócios voluntários, escolhidos pelo Clube entre as pessoas que se inscreverem na atividade

- Esta actividade é limitada a 24 pessoas.

 

Preço e plano de pagamentos

A viagem tem o custo total de 885,00€ por participante, com o seguinte plano de pagamentos: 

no momento da inscrição (outubro) e até março (6 prestações) deverão ser pagos 147,50€, sempre até ao dia 28 de cada mês.

(Suplemento para quarto duplo, em Madrid - 30,00€ por pessoa).

 

O preço inclui:

- Voos Lisboa/Madrid – Madrid/Cagliari – Cagliari/Madrid – Madrid/Lisboa

- Uma mala de porão

- Transfer de e para o aeroporto em Madrid

- Alojamento nos hotéis e hostel indicados, em quarto triplo em Madrid e quartos duplos nos restantes locais, com casa de banho privativa e pequeno-almoço incluído

- Aluguer das 3 carrinhas de 9 lugares

- Visitas a Nuraghe Su Nuraxi e Nuraghe Santu Antine

- Tour de barco para a Gruta de Neptuno e visita da gruta

- Barco para o Arquipélago Maddalena

- Seguro

 - Gratificações a guias dos locais cuja visita está incluída

Despesas a pagar no local, não incluídas no preço da actividade:

Combustível, eventuais portagens, parques de estacionamento e qualquer outra despesa relacionada com o transporte.

 

Regras de inscrição

- Cada sócio pode inscrever-se a si próprio e ao seu agregado familiar, ou outro sócio.

 

Cancelamento

Se a viagem for cancelada pelo participante até ao dia 28 de Janeiro de 2019, o Clube devolverá as verbas pagas, com exceção de 75,00 €, que servirão para as despesas de cancelamento a que o Clube está obrigado. Após essa data não haverá lugar a reembolso, a não ser que haja possibilidade de substituição por um sócio em lista de espera ou, no caso de não existir lista de espera, por um sócio indicado pelo desistente.

 

Muito importante

O Clube terá de abrir mão das reservas excedentárias pouco depois da data das inscrições, não podendo assim garantir vagas na atividade para além desta data.

Por esse motivo os sócios interessados em participar devem realizar sem falta a sua inscrição no dia indicado.

 

As inscrições são limitadas. 

 

Inscrições: Dia 27 de outubro, sábado, das 14h às 17h, na sede do CAAL.