Serra de Sintra aqui tão perto

Vamos redescobrir a Natureza na Serra
2019-01-13 (Domingo)


Vamos à bela Serra de Sintra!

Situada no extremo ocidental da Península Ibérica, a Serra de Sintra estende-se por cerca de 10km de leste para oeste, com aproximadamente 5km de largura, tendo o seu maior pico a uma altitude de 528 metros na Cruz Alta.

Está integrada no Parque Natural Sintra-Cascais, e possui uma fauna riquíssima como a raposa, a gineta, a toupeira, o falcão peregrino, a víbora e diversas espécies de répteis escamados.

O seu clima é temperado com bastante influência oceânica, o que lhe confere uma maior pluviosidade relativamente à restante área da Grande Lisboa. Daí resulta uma vegetação única com cerca de 900 espécies de flora autóctones, sendo cerca de 10% endémicas.

Sintra sempre foi um local de atração e as suas características únicas conferiram-lhe, desde tempos remotos, uma áurea de misticismo e romantismo retratada nas muitas histórias, lendas e mitos que se conhecem, e que povoam o imaginário de toda a gente.

Tudo isto faz de Sintra um lugar singular e único que apaixona quem por lá passa.

Por isso lhe propomos que passe um dia connosco, e venha fazer um percurso clássico pela Serra, englobando lugares emblemáticos como a Peninha, Capuchos, Pico do Monge, Barragem do Rio da Mula e Pedra Amarela.

Será um percurso onde, para além do convívio, teremos tempo para falar de histórias e lendas dos locais por onde passarmos.

 É uma atividade circular com início e fim na Malveira da Serra.

O início está marcado para as 09h00, junto à Capela de Nª Srª da Assunção (Malveira da Serra).

 Inscrições no local: 6,00€ (inclui seguro). Quem tiver seguro da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) paga 5,00€.

 Recomendações: Trazer água, farnel, vestuário e calçado apropriados. É opcional o uso de bastões.