Por terras de avieiros

De comboio nos arredores de Lisboa
2019-12-07 (Sábado)

 



Aproveitando os dias pequenos de fim de outono,

vamos fazer uma atividade nos arredores de Lisboa, nas margens do Tejo, em terra de avieiros. Vamos apreciar as paisagens na margem direita do Tejo e ter contacto com a cultura dos avieiros. Os avieiros, vindos de Vieira de Leiria, espalharam-se ao longo das margens do Tejo, vivendo nas suas embarcações e posteriormente em palafitas e exercendo a atividade da pesca.

Aproveitando a reabilitação da área, levada a cabo pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, vamos efetuar uma caminhada nas margens do Tejo e no sapal, terminando com um almoço de petiscos típicos da comunidade avieira na Associação Cultural Avieiros da Póvoa de Santa Iria. Aproveitaremos para visitar uma réplica de uma casa palafítica avieira e o ecomuseu avieiro.

Características do percurso: Atividade essencialmente plana, grande parte por passadiços. Percurso curto, cerca de 10km, sem dificuldades de maior.

Cartografia: Carta 404 na escala 1/25000 do IGM.

Recomendações: Levar vestuário conforme a meteorologia. Levar um reforço alimentar para meio da manhã.

Partida: Sábado, dia 7/12 às 8h15 no sítio do costume em Entrecampos, para irmos apanhar o comboio.

ATENÇÃO: Trazer o passe Navegante Metropolitano ou o cartão Lisboa Viva para utilizar na viagem de comboio para e de Póvoa de Santa Iria. O cartão também poderá ser adquirido antes da viagem. Participação em viatura própria: Encontro às 9h45 na estação de comboios de Póvo de Santa Iria.

Preço da actividade: 19,00€

O preço inclui um almoço de petiscos típicos da comunidade avieira na Associação Cultural Avieiros da Póvoa de Santa Iria, assim como o seguro. 

(Uma vez que o peixe vai ser fresco e tem de ser encomendado aos pescadores, agradecemos que façam a vossa inscrição na actividade com a maior brevidade.)