Terras de Viana do Castelo

2004-06-26 - 2004-06-27 (Sábado - Domingo)

Entre o Lima e o Minho

26 e 27 de Junho - Sábado e Domingo - 2 botas.

Entre o vale do rio Lima e o do Minho a serra espreita o mar.

O litoral atraiu importantes núcleos urbanos mas tão perto persistem (ainda?) sinais fortes de antigos modos de vida, uma antiga ruralidade convivendo com a Natureza. As máquinas avançam, todos os dias, ferindo a paisagem, alterando o meio, mas as águas que descem da serra teimam em correr e saltar, por entre campos e bosques e, lá no alto, as chãs com vistas para o mar insistem em convidar os rebanhos.

Características dos percursos

Sábado, 26 - Começaremos nas Pontes de Sains no entroncamento da estrada 302 (Viana do Castelo por Outeiro) com a 305 (Lanheses - V.P. Âncora), num percurso sempre próximo às margens do rio Âncora que nasce na Serra d’Arga (CAAL- Maio
2003) e se atira sobre S.Lourenço da Montaria, e corre em saltos e torrentes primeiro, e depois mais calmo até à foz em Vila Praia de Âncora . Teremos oportunidade de conhecer alguns dos seus caprichos, os pinchos, as cascatas, as margens frondosas e também as suas pontes, canais, moinhos,... caminharemos por trilhos de pescadores, caminhos rurais, alguns que já foram vias romanas, também por caminhos de Santiago e até pelo próprio leito do rio (desde que possível na altura).

Percurso circular sem desníveis que mereçam o nome. Possibilidade de caminhos alagados.

Domingo, 27 - Partindo da vigilante Basílica de Santa Luzia sobranceira a Viana e local de magníficas vistas, rumaremos a norte utilizando antigos canais de água em parte do nosso caminho que coincide com o PR9. O percurso segue em grande parte sob denso arvoredo.

Alcançaremos o pequeno lugar de S. Mamede com capelinha a condizer. O Talefe ou Gurita de Couço - marco geodésico (550 m) domina o planalto da Chão (ou chãs - cerca de 500 ha onde nascem ribeiros que abastecem as bacias do Âncora e do Lima ou que correm para o mar; local de pastoreio onde impera o vento e a humidade). Brevemente se iniciará neste local a cultura de eólicas. Após breve adoração do Atlântico desceremos a Carreço, simpático lugar já muito perto do oceano, junto ao farol de Montedor.

Percurso sem dificuldades com uma subida suave e uma descida acentuada.

Alojamento: Parque de campismo da Orbitur no Cabedelo - Viana do Castelo.

Cartografia: Folhas 27 e 40 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Sábado, às 6h40 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: No Sábado, dia 26, concentração no início do percurso às 12h30.