CASTELOS DA BEIRA ALTA (III)

2001-10-05 (Sexta-feira)

Rotas de transumância por terras de Riba-Côa


É mais um projecto que se conclui. Com a presente gesta, são tomados os últimos 4, dos 24 castelos que a Beira Alta possui. Naturalmente os castelos não são todos iguais, mas, imponentes, graciosos, inexpugnáveis, em ruínas ou quase imperceptíveis, todos eles nos impressionaram/impressionam. E no final, os companheiros mais motivados por esta temática, ficarão a distinguir uma barbacã de um baluarte. A paz hoje reinante nestas paragens, leva-nos, sem receio do inimigo, a deixar os recintos amuralhados e descobrir o território envolvente. Assim, vamos deambular pelas colinas a oeste do Côa (prolongamento da Serra da Marofa) e pelo vale deste rio, em águas de antigas rotas de transumância. Mas, não vá o diabo tece-las, recolhemo-nos à inexpugnável fortaleza de Almeida. Os receios logo se vão revelar infundados, pelo que cumulo da ousadia vamos invadir Espanha.

6.º Feira, dia 5: a caminhada terá inicio ás 12 horas na capela de S. Paulo, situada entre as povoações de Cótimos e Sª. Eufémia. A partir daqui passamos pelas ruínas do Massueime e pelos montes ocidentais da Marofa (destaca-se o Alto do Vieiro), terminando em Azevo (arrabalde de Gabriel). A visita a Pinhel será efectuada no final do dia (prevemos chegar às 18.30) ou no dia seguinte.

Sábado, dia 6: a caminhada tem o seu inicio em Arrifana (entre a Malhada Sorda e Vilar Maior) e após descermos para a ribeira de Vilar Maior, o percurso segue ao longo desta ribeira e do rio Côa, por caminhos rurais. Passamos por Porto de Ovelha, que nos sugere antigas rotas de transumância, e ao km 8, temos cerca de 500 metros de corta-mato, que se voltará a repetir ao km 11 (cerca de 1 km), quando tivermos de atravessar a linha de caminho de ferro Guarda/Vilar Formoso. De novo por caminho rural, vamos a meia encosta, atravessando o Côa no Porto de S. Miguel. A partir daqui são 4 km, até ao final em Castelo Mendo. Visitada a povoação, partiremos para Pinhel, mas ainda paramos em Castelo Bom.

Domingo, dia 7: Se nos dois primeiros dias era obrigatório o uso de botas, neste podemos mudar para ténis. É que, a jornada será totalmente preenchida por visitas turísticas. O ponto alto será a visita à muralha de Almeida. Depois, vamos a Castelo Rodrigo, subir à Serra da Marofa e em seguida regressaremos a Lisboa.

Características do percurso: 2/3 botas. Na 6ªfeira, percurso para duas botas, sem grandes desníveis e cerca de 13 km, feito praticamente em caminhos rurais. No Sábado, percurso sem grandes desníveis, para 3 botas, devido a maior extensão (18 km) e a dois troços de corta-mato. Em ambos os dias não há neutralização nem abastecimentos.

Cartografia: folhas 170, 171 e 161 (1ºdia); 205 e 194 (2ºdia) da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: 6ªfeira, dia 5, Algés às 6h30 e Sete Rios às 6h45.

Alojamento: limitado a 60 participantes, em quartos (não é necessário saco-cama) na Residência de Estudantes de Pinhel. Alojamento alternativo em Pinhel, por conta dos interessados.

Participação em viatura própria: é possível, com inscrição prévia no Clube e desde que assegurem o regresso ao ponto de partida. No 1ºdia, o ponto de encontro será às 12h00, na capela de S.Pedro (entre Cótimos e Santa Eufémia). Final em Azedo (arrabalde de Gabriel).


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Beiras
Local: Pinhel