Douro Internacional e Rebollar

2005-10-21 - 2005-10-23 (Sexta-feira - Domingo)

As Serras de Poiares e Xalma

21 a 23 de Outubro - Sexta a Domingo – 2/3 botas.

A actividade desenvolve-se essencialmente em dois espaços naturais: o português Parque Natural do Douro Internacional, que se estende ao longo deste rio e do seu afluente Águeda; e o leonês ‘Espacio Natural d’el Rebollar’, que se apoia no imenso carvalhal no extremo sul da Província de Salamanca.

No Sábado, vamos percorrer a Serra de Poiares, num percurso praticamente circular, começando por um dos mais carismáticos miradouros do Douro: o Penedo Durão. Seguimos depois para oeste pela falésia sobranceira ao Douro e com as vistas que se podem imaginar. Um profundo vale obriga-nos mais à frente a uma vertiginosa descida com vista a apanhar a famosa calçada de Alpajares. No final, e com a Serra do Reboredo/Moncorvo a norte, descemos para Poiares.

No Domingo, o início é em pleno ‘Espacio Natural d’el Rebollar’, na estrada que liga a salamantina ‘El Payo’, com a caçarenha, ‘Villamiel’ (onde termina a actividade). À nossa frente o imponente Pico Jálama (1492m), o 3º mais elevado da Serra da Gata, e que por via disso tem direito à paternidade de uma serra própria: a Sierra de Xalma. Esta envolve a homónima região de Xalma, encravada entre esta serra e a da Malcata e cujo isolamento proporcionou que nas suas aldeias (no sec. XX) ainda se falasse português. Do alto do Jálama as vistas vão da cidade da Guarda à comarca das Hurdes. O ‘inselberg’ de Monsanto também se destaca. À nossa frente a Estremadura, para onde descemos, acabando em Villamiel. Mas ainda vamos visitar o vizinho castelo de ‘Trevejo’, antes de seguirmos para Lisboa, pela fronteira de Penamacor.

Características dos percursos

Sábado, 22 de Outubro – São 14km, mas com graus de dificuldade bastante diversos: assim, se os primeiros 7 se podem considerar muito fáceis, logo a seguir há que descer 300m bem empinados, em que as mãos por vezes terão de auxiliar na descida para a calçada de Alpajares. Segue-se uma subida de 450m em 3km de extensão.

Domingo, 23 de Outubro - Apesar de serem só 13km, vamos demorar duas horas para vencer 500m de desnível.Atingido o alto do Pico Jálama, segue-se a descida de 750m até Villamiel (percurso de 10km, sendo os primeiros dois em corta-mato e os restantes por bom caminho).

Recomendações: Bastão, binóculos, farnel para dois dias (não há água no caminho) e protecção para o frio, nas serras.

Cartografia: Folha 573 na escala 1/50000 do IGC de Espanha e folha 142 do IGE (1/25000).

Alojamento e alimentação: O jantar de Sábado, a pernoita nos dois dias e os pequenos almoços, serão na Associação Cultural e Recreativa da Aldeia de São Sebastião (Vilar Formoso). O alojamento será em camarata (levar saco cama) mas, quem quiser, poderá montar tenda no local. Em alternativa existem, em Vilar Formoso, a Residencial Alcino*** (tel. 271513515) e o Café Portugal (tel. 271512102) entre outros.

Partida: Sexta, dia 21, às 20h15 de Algés e às 20h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração no Sábado, às 9h30, em Poiares (Freixo de Espada à Cinta) nas imediações do Café Portela.

O preço inclui pequenos almoços, o jantar de Sábado e o alojamento (duas noites).