À Descoberta de Montemuro

2004-07-09 - 2004-07-11 (Sexta-feira - Domingo)

Gosende, Feirão, Panchorra, Gralheira, Mezio, Campo Benfeito, Rossão...


9 a 11 de Julho – Sexta a Domingo – 2/3 botas.


Por velhos caminhos de almocreves e antigos caminhos rurais, por vezes transformados em ribeiras, por carreiros e a corta mato, vem conhecer os serranos da Beira Alta e o Montemuro onde vivem. Vamos percorrer os planaltos, sempre acima dos 1000 metros, e as cumeadas da zona central da serra de Montemuro e ver como os habitantes destas aldeias viviam em isolamento, até há poucas décadas. Aproveitamos para visitar as estufas e os campos de produção de plantas aromáticas e medicinais, explorados pela Ervital.


É um passeio de largos horizontes – da Estrela ao Gerês – e de pequenos pormenores, de grande sossego, que nos vai deixar vontade de regressar com mais tempo.


Características dos percursos


Sábado dia 10 – De Gosende às Portas de Montemuro (cerca de 18 km). Iniciamos o percurso em Gosende. Depois de atravessarmos a aldeia, através de caminhos rurais, vamos dirigir-nos ao rio Balsemão que atravessaremos no local onde abandona um vale alagadiço e pantanoso. Por carreiros, seguiremos até Feirão. Primeiro por caminhos antigos e depois a corta mato vamos subir ao Ladário, de onde se avista o vale do Balsemão e a serra de Bigorne (que vamos percorrer no Domingo) para Leste, o Marão a Norte e o planalto de Montemuro a Sul, fechando o horizonte a cumeada desta serra. Descemos para a lagoa de D. João que atravessamos – é muito divertido – e rumamos à Gralheira, atravessando um vale muito arborizado. De seguida partimos à conquista da linha de cumeadas do Talegre e Montemuro (1381 metros), atravessando um campo de geradores eólicos, localmente designados como "ventoinhas". Descemos para as Portas do Montemuro onde termina a actividade, não sem antes visitar as ruínas de uma fortificação castreja que dá o nome à serra.


Possibilidade de neutralização na Gralheira.


Domingo dia 11 – Serra de Bigorne (cerca de 11 km). É um percurso circular com início no Mezio. Atravessada esta aldeia, subimos a serra atingindo, no seu extremo Norte, a capela de Santa Bárbara, com uma magnífica vista sobre o vale densamente
arborizado. Descemos para Oeste em direcção a Campo Benfeito, que atravessamos até às margens do rio Balsemão. Sempre na sua margem, vamos rumar ao Rossão. A partir daqui vamos novamente subir a serra de Bigorne para atingir o seu cume no Penedo do Nuno. Descemos então para os campos de cultivo da Ervital, que se dedica à cultura biológica de plantas aromáticas e medicinais. Visitados estes campos e ouvidas as explicações, dirigimo-nos às suas estufas e outras instalações que visitaremos (a entrada está incluída no preço). Após esta visita, regressamos ao autocarro, estrategicamente estacionado junto da Associação Etnográfica de Montemuro, no Mezio. Esta associação tem um museu etnográfico, que visitaremos, uma loja onde podemos comprar artigos regionais e, acima de tudo, um restaurante para petiscar....


Possibilidade de neutralização no Rossão.


Recomendações: Embora sem excessiva dificuldade, não são percursos fáceis, atendendo a que percorreremos essencialmente caminhos abandonados ou pouco usados e muitas vezes a corta mato. Na generalidade, a serra está coberta de mato rasteiro, sem grandes dificuldades de atravessar, mas sem árvores. Atendendo à época do ano há que tomar medidas de protecção – chapéu e creme solar – água abundante, mas com possibilidades de reabastecimento nas aldeias atravessadas, as botas são imprescindíveis e as perneiras e o bastão muito aconselháveis. Vamos atravessar algumas zonas encharcadas, mas não vai ser necessário descalçar as botas. A altitude a que vamos estar expõe-nos mais ao sol, mas em compensação estará bem mais fresco.


Estas dificuldades serão plenamente recompensadas pelos vastíssimos horizontes e pela sensação de paz que se desfruta nas alturas. Existe uma piscina nas Termas do Carvalhal, junto ao parque de campismo, onde poderemos recuperar as agruras da jornada (por isso, não esquecer o fato de banho).


Alojamento: Parque de campismo das Termas do Carvalhal - Castro Daire. Alojamento alternativo no Hotel Montemuro (tel.232381154), Pensão Astúrias (tel.232382321), Pensão Alex (tel.232382393) ou outras, nas Termas do Carvalhal. Marcar alojamento com antecedência, dado que já estaremos em plena época termal.


Cartografia: Folhas 136, 146 e 147 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.


Participação em viatura própria: Concentração às 9h00, em Gosende - saída no nó de Bigorne da A24; na rotunda, seguir para Resende. Ponto de encontro junto à placa de entrada na aldeia.


Partida: Sexta, dia 9, às 19h30 horas de Algés e às 20h00 de Sete Rios.