Rota da Água

2004-09-25 (Sábado)

2004-11-04: O texto de apoio da actividade e mais algumas fotos.


À descoberta das antigas termas de D. Leonor
(Caldas da Rainha - Gronho)

25 de Setembro - Sábado - 2 botas.

O CAAL vai voltar à Lagoa de Óbidos e, desta vez, vamos ligar as Caldas da Rainha ao grande Oceano, pela margem Sul da lagoa. Vamos terminar na Rocha do Gronho, uma escarpa sobranceira ao mar, um pilar do qual se desfruta toda a costa, da Nazaré a Peniche, com as Berlengas no horizonte.

O percurso terá início com a visita ao museu e ao Hospital Termal Rainha Dona Leonor e continuará pelo Parque, um dos ‘ex-libris’ desta cidade. Continua pelo vale do Rio da Cal, com os seus campos de cultivo, antigas azenhas, por onde se escoavam as águas sulfurosas provenientes das várias fontes termais da região. Passamos então pelas Águas Santas, antigas termas, e terminamos esta primeira fase na Barrosa, um dos braços interiores da lagoa, bastante assoreado, onde poderemos observar aves, a vegetação característica e talvez ainda a pesca artesanal.

Na Barrosa atravessaremos para a margem Sul, subiremos ao moinho do Casal da Galiota, com os seus imponentes 24 m, e continuaremos circundando a lagoa até ao Bom Sucesso, uma aprazível zona de lazer, com bar e onde já houve uma pista de remo. Daí até ao mar, por entre pinhais e simpáticas urbanizações, é mais uma légua.

Chegados ao final, vestem-se os bikinis e os calções e vamos todos ao banho. Que tal?

Características do percurso:

Percurso sem grandes desníveis, por caminhos rurais, de cerca de 16 km. Haverá possibilidade de neutralização no Bom Sucesso. Levar água e merenda. Não esquecer o chapéu e a protecção solar, esta para as peles mais sensíveis.

Esta actividade conta com o apoio da Associação PATO, do Paúl da Tornada, que fará o enquadramento do percurso numa óptica ambiental.

Cartografia: Folhas 326 e 338 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 7h30 de Algés e às 7h45 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 9h45 no largo fronteiro ao Hospital Termal Rainha D. Leonor, com o café já tomado. As viaturas ficam estacionadas nas Caldas da Rainha.

O preço inclui a entrada no museu e no Hospital.


Consulte Também