VALE DO ALVA

1997-04-05 (Sábado)

Sábado e Domingo, 5 e 6 de Abril de 1997 (saída dia 4 à noite)

Nas faldas ocidentais da Estrela os vales do rio Alva e da ribeira do Alvoco são um mundo recatado de várzeas verdejantes em que imperam águas cristalinas e bucólicos rebanhos. Das cristas que os definem os panoramas são amplos e intensos. A hospitalidade e as tradições das suas gentes e os encantos de uma primavera florida são as geratrizes da actividade que nos espera.


DESCRIÇÃO DA ACTIVIDADE

Sábado - O objectivo do primeiro dia é unir o vale do Alvoco ao do Alva, atravessando a crista que os separa. De início seguiremos ao longo da ribeira de Alvoco, apreciando as suas belas praias fluviais e passando na notável ponte medieval de Alvoco das Várzeas. Subiremos então até à Crista, alargando a vista sobre as serranias vizinhas, (Loriga, S. Pedro de Açor, Tojo, Colcorinho). Iremos à remota aldeia de Rio de Mel e também a São Gião, onde visitaremos a rica igreja conhecida por Catedral das Beiras. Terminaremos a actividade nas margens do rio Alva.

Domingo - O objectivo do segundo dia é conhecer em pormenor o troço do vale do Alva compreendido entre a Ponte das 3 Entradas e Penalva de Alva. O percurso é muito sinuoso, ora à beira da água ora a meia encosta, por entre açudes, levadas de água e rodas de alcatruzes, numa paisagem bela, mais humanizada do que a da véspera. A actividade será pouco extensa, para permitir um convívio com as gentes locais em que haverá comeres e cantares tradicionais. A Liga Recreativa das Caldas de São Paulo será a nossa anfitriã.

CARACTERÍSTICAS DO PERCURSO (2/3 BOTAS)

Sábado - Cerca de 17 km englobando duas subidas respeitáveis (aprox. 300m. de desnível cada), quase sempre em caminhos de bom piso. Abastecimentos em Rio de Mel. Possibilidade de neutralização. Grau de dificuldade 2/3 botas.

Domingo - Percurso fácil de cerca de 12 km. Os abastecimentos são possíveis. Grau de dficuldade ½ bota. É aconselhável o uso de botas e bastão.

CARTOGRAFIA - Folha nº 222 do IGE na escala de 1: 25.000.

TRANSPORTE - Autocarro com partida sexta - feira 4 de Abril às 20:30h de Algés e às 21:00h. do Campo Pequeno.

Os sócios que pretendam participar em viatura própria devem obrigatoriamente inscrever-se na sede, recebendo então as indicações necessárias. Chegada prevista a Lisboa no Domingo pelas 22:30h.

ALOJAMENTO - Dormiremos em instalações cedidas pela Misericórdia de Galizes. Alojamento em pequenos dormitórios colectivos, (4 a 8 pessoas), relativamente confortáveis e aconchegados. É indispensável levar saco - cama. No local não há água quente. A organização garante duches quentes no final dos percursos, nas Caldas de São Paulo. Haverá transporte para (algumas) opções alternativas de alojamento (não incluídas no preço), devendo os interessados contactar a sede do clube.

REFEIÇÕES - Há transporte para restaurante no sábado à noite e a possibilidade de abastecimentos nas manhãs dos dias de actividade.

Região: Beira
Local: Alvoco