Baixo Sabor I

2005-02-25 - 2005-02-27 (Sexta-feira - Domingo)

A Barragem e a Serra

25 a 27 de Fevereiro - Sexta a Domingo - 2/3 botas.

Em meados de 2004,o governo de Durão Barroso optou pela construção da Barragem do "Baixo Sabor", em detrimento da
do "Alto Côa". No seguimento do espírito que nos levou a percorrer o Guadiana (aquando da construção do Alqueva), era hora de virar as nossas "baterias" para o Sabor. Assim, vamos iniciar um projecto para dois/três anos: agora será a vez de percorrer o rio nos troços mais afectados (as estruturas de duas Quintas e a povoação de Cilhade ficarão inundadas), mas também de ver o vale à distância, pelo que vamos percorrer a Serra da Taveira.Outro motivo de interesse serão as amendoeiras em flor. Como este ambiente se vai modificar, a máquina fotográfica é imprescindível.

Características dos percursos

Sábado, 26 – De Souto da Velha a Meirinhos (3 botas)

Na povoação de Souto da Velha,um pouco depois de Felgar e com a Serra de Moncorvo nas nossas costas, iniciamos a marcha na direcção da Serra da Taveira. Depois de a percorrer, no seu extremo oriental, iniciamos a descida para o Sabor. Após um pequeno percurso em áreas a inundar (Qta. de Crestelos e Qta. de Santo Antão), subimos para o final que será na EN 315, nas proximidades de Meirinhos. 20 km a fazer em cerca de 8 horas, na quase totalidade por bons caminhos. Desnível descendente (a meio do percurso) de 400 m e ascendente (no final) também de 400 m.

Domingo, 27 – Da Póvoa a Picões (2/3 botas)

É na estrada entre Estevais e Cardanha que se vira para a pequena povoação de Póvo a , sobranceira ao Sabor. O provável local da barragem fica uns 200 m mais abaixo. Atingido este, vamos sempre ao longo do rio, abaixo da cota de inundação, até o abandonarmos para ascender a Picões, já no concelho de Alfândega da Fé.No entretanto, além das belas vertentes penhascosas, destacam-se os amendoais, os olivais e as ruínas da povoação de Cilhade. 14 km a fazer em cerca de 6 horas, na quase totalidade também por bons caminhos, excepto nos primeiros 2 km (corta mato e caminho rural). Desnível descendente de 200 m (no início) e ascendente de 300 m (no final).

Alojamento: Pousada da Juventude de Vila Nova de Foz Côa.

Cartografia: Folhas 118 e 119 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Sexta, dia 25, às 20h10 de Algés e às 20h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração no Sábado, às 9h15, junto ao campo de futebol de Souto da Velha (Moncorvo).