GDAO - Serra de Monfurado

2007-01-28 (Domingo)

2007-01-31: O GDAO no Alentejo!

Estava um frio a sério! E quando chegados a Santiago do Escoural, veio a chuva. Retemperadas forças com petiscos num café da terra, até porque aos domingos a Gruta do Escoural está fechada, e com a "certeza" que a chuva seria passageira, lá fomos ao desafio de "conquistar" os V.G. da região, e visitar o que resta do Convento dos Monges.  A chuva foi diminuindo, parou mesmo, e enquanto chegavam notícias de neve por Lisboa e Montejunto, o sol passou a acompanhar-nos o resto do dia! O Carvalhal ficou-nos à direita, subimos aos 424m do V.G. Monfurado e almoçámos junto às ruinas do grande Convento dos Monges. Que pena, arruinado e saqueado, em breve ruirá completamente...

Depois foi o Alentejo bonito, verde, com sobreiros e gado, muito gado, mas tudo, tudo aramado. E a ameaça real, cada vez mais frequente, dos caminhos barrados por portões fechados a... cadeado!  É assim que caminhos públicos que permitiram durante anos a passagem de pessoas se vão tornando coutadas de particulares. Certamente que muito em breve teremos de pensar em fazer como os nossos vizinhos espanhóis, e começar a "desalambrar" - a cortar arame!

E antes de chegarmos de novo ao Escoural, ainda fizemos o Vale de Mós e o Carneiro. Uma bela jornada do GDAO!


Vamos voltar à Serra de Monfurado onde o CAAL fez uma actividade em Fevereiro de 1993!

A actividade será circular em torno de Santiago do Escoural com passagem por 5 marcos geodésicos de Baixa Montanha: Carvalhal, Monfurado, Vale de Mós, Carneiro e Silveira.