GDAO: Actividades e Funcionamento

O objectivo principal do GDAO é o desenvolvimento da técnica de orientação entre os sócios do CAAL. O GDAO é aberto a todos os sócios do CAAL com interesse em Orientação e tem como único requisito de participação nas suas actividades o envolvimento prévio em reunião de planeamento e desenvolvimento da actividade.

Nas actividades do GDAO a prática da navegação com carta e bússola por todos os participantes é o objectivo principal. O estilo das actividades do GDAO depende dos participantes em cada reunião e em cada actividade. A principal característica das actividades do grupo é a ausência de reconhecimento e as escolhas podem recair sobre uma manhã de Verão em Monsanto ou uma travessia do planalto da Serra da Estrela em Janeiro.

O GDAO realiza 6 a 7 actividades por ano que podem ser actividades próprias ou organizadas por outras entidades como as Marchas Nacionais de Orientação, usualmente com a duração de 1 dia ou de 1 fim-de-semana. O número de participantes em cada actividade tem variado entre os 10 e os 30.

O calendário do GDAO não é definido com antecedência. Em cada reunião é discutida a próxima actividade e feita a primeira aproximação às seguintes.

Na reunião preparatória são definidos os objectivos a atingir ao longo da actividade. Durante a actividade todos lêem a carta e todos usam a bússola, podendo mesmo o grupo dividir-se para atingir os objectivos definidos por vários percursos.

O GDAO colabora ainda activamente nos cursos de Orientação do CAAL.