SERRA DA PENEDA- XII MARCHA DOS PARQUES NATURAIS

1999-06-19 (Sábado)

O Ar Livre regressa, após muitos anos, à Serra da Peneda, conjunto montanhoso situado na parte setentrional do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Desta vez a actividade consistirá na travessia norte-sul, que nos levará a percorrer diversas brandas, sistema original de ocupação humana, e o vale do Vez, com numerosos vestígios de actividade glaciar, passando pelo alto da Serra (Pedrada, 1414m), que constitui um vastíssimo miradouro circular.
Conheceremos ainda a parte meridional da Serra, visitando o monte Gião, com o seu complexo de gravuras rupestres, e miradouro privilegiado sobre o vale do Lima, e ainda as aldeias dos arredores do Soajo que também visitaremos.
1º dia Paredes do Vale-Soajo: Percurso com cerca de 15 km. Da aldeia de Paredes do Vale (510m) subiremos ao Gião, onde observaremos o complexo das gravuras rupestres, continuando a subir até ao alto (821m). Daí desceremos, pelas veredas do monte, até Vilar de Suente e, pelo caminho velho, atravessando os campos cultivados, sulcados por inúmeros ribeiros, seguiremos até ao Soajo, onde visitaremos os famosos espigueiros e o enigmático pelourinho.
2º dia Senhora da Guia Travanca: Percurso de cerca de 14 km. Iniciaremos a travessia da Serra ao norte, na capela da Senhora da Guia, na freguesia de Gave, Melgaço. Passaremos por algumas brandas, subindo ao longo do vale do Vez, até atingirmos o alto da Pedrada (1467 m). Daí desceremos, pela margem direita do rio Grande até à antiga branda de Travanca, nas proximidades do Mezio. Aqui esperamos um banho reparador nas piscinas naturais daquele rio.
Características do percurso:. Atender aos desníveis assinalados (cerca de 300 e 400 m a subir) com passagem por muitas linhas de água, caminhos e veredas com piso duro. No 2º dia não há água.
Cartografia: Folhas 9, 16 e 17 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: Algés 6:30 e Campo Pequeno 7:00
Participação em viatura própria: Não é possível.
Alojamento: parque de campismo de Lamas de Mouro; possibilidade de dormida simples em Castro Laboreiro - Rest. Miradouro do Castelo, tel. 051 465523; Casas da Prof. Aurea, tel. 051 465126; e rest. Serra, tel. 051 465523.
Observações: Levar mantimentos para os dois dias. Na noite de Sábado haverá possibilidade de jantar junto ao parque de campismo (onde está assegurado pão no Domingo) ou Castro Laboreiro.
Recomendações: Uso de botas, calças, fato de banho, protecções para o sol e chuva!

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Paredes do Vale