GDAE - Escalada no Carnaval - El Chorro, Malaga

2007-02-17 - 2007-02-20 (Sábado - Terça-feira)

2007-03-19: Neste ano em que o GDAE comemora o seu 10º ano de existência, voltámos ao El Chorro no Carnaval. Regressámos às brincadeiras conhecidas pelas "provas" e, claro, também ao Camiño del Rey. A aposta foi ganha. Os escaladores do GDAE aderiram com entusiasmo às brincadeiras, colaborando e participando de uma forma desinibida. Tivémos algumas máscaras bem arrojadas.


Aqui fica a incontornável reportagem fotográfica acompanhada de uma pequena crónica.


1º Dia - 17 Fevereiro 2007 - Sábado: O dia de "torrar os miolos" e da "Nocturna" de Escalada


O dia acordou chuvoso. Os escaladores reunidos no Restaurante La Garganta e organizaram-se em 3 grupos. As brincadeiras estavam prestes a começar.


A primeira prova foi distribuida, o célebre Enigma de Einstein. Segundo este "brilhante cientista" este enigma só seria acessivel a 2% da população mundial. No que respeita à população escaladora do GDAE ao fim de pouco mais de 15 minutos, um grupo já o tinha resolvido e no final de uma hora os 3 grupos já tinha despachado o assunto.


A chuva tinha parado e lá nos dirigimos ao Valle de Abdalajis para o inicio das hostilidades que seriam mais tarde interrompidas pela chuva. Definitivamente, não estava dia para escalada.


Regressados ao Restaurante La Garganta, esperavam-nos umas "cañas" e mais uma charada em que o tema era a escalada. Mas o dia não terminava ali, para a noite tinhamos nova combinação. Às 23h00, depois de jantar, prontos para sair, com frontal e material de escalada.


A noite tinha-se posto estrelada mas fria. Estacionámos as viaturas junto da linha férrea e lá seguimos para o Sector Castrojo. Vestiram-se os baudrier, colocaram-se os espressos na cintura, prepararam-se as cordas, deu-se o último ajuste ao frontal e estávamos prontos para começar. Após as primeiras "apalpadelas" na rocha fria, e os primeiros movimentos incertos na parede ("Não vejo onde estou a pôr os pés" - comentou alguém), o que é certo é que o pessoal tomou-lhe gosto e a "Escalada de Frontal" só terminou já passava da 2h00 da manhã.


2º Dia - 18 Fevereiro 2007 - Domingo: O dia da Prova de Escalada Desportiva


O sol espreitou logo de manhã. Íamos ter um bom dia de escalada. Deixamos os carros junto às "Encantadas" e subimos meia hora a pé até às Escaleras Suiças. Pelo caminho encontramos uns "Rebecos" uma espécie de cabra montês.


Chegados ao local organizámos as cordadas a 3, um por equipa, com o mesmo nivel de escalada e lançámo-nos ao trabalho. Para "contar", a via teria de ser feita "limpa", sem descansos ou quedas. Não havia limite para as repetições. Para a pontuação de cada grupo contavam as melhores 5 prestações dos diferentes escaladores do grupo.


O jantar de Domingo trouxe os mascarados ao restaurante La Garganta.


2º Dia - 18 Fevereiro 2007 - Domingo à Noite: O Jantar de Máscaras


Eram 21h00 e começavam a chegar ao restaurante os primeiros mascarados. Tinha-se reservado o 1º andar para que a nossa festa não interferisse com o serviço de jantar do restaurante, no entanto, estas estranhas aparições deixavam incrédulos os empregados e a clientela maioritáriamente nórdicos, e ingleses da sala de jantar. Como o pessoal ia chegando calado e sentava-se à mesa de máscara, demorou algum tempo até que toda a gente percebesse quem era quem.


Depois do animado jantar chegou o momento da eleição das melhores 10 máscaras pontuáveis para as "provas". Cada mascarado podia pontuar em 5 máscaras. As pontuações dos dias anteriores tinham deixado as equipas muito equilibradas e portanto tudo se iria decidir ali. A EQUIPA B foi a grande vencedora das "PROVAS" 2007.


3º Dia - 19 Fevereiro 2007 - Segunda Feira: Cotos Médios e Camiño del Rey


Para o 3º dia estava reservado o cenário mais espectacular do Chorro, a travessia dos túneis que nos levam ao coração da Garganta com as paredes verticais de cortar a respiração, o rio no fundo e um caminho que serpenteia pela parede a 150m de altura conhecido pelo Camiño del Rey. A escalada iria decorrer nos Cotos Médios e o final da tarde estava reservado, para um grupo restrito, ao regresso pelo Camiño del Rey.


O regresso pelo Camiño del Rey reservava-nos a surpresa maior. Segundo informações recolhidas no Camping sobre o estado de conservação de Camiño, o resultado não era muito animador, continuava a cair aos bocados, mas, tinha agora um cabo de aço a todo o comprimento da garganta, o que nos deixava mais tranquilos. A dificuldade era agora, somente, atravessar as seccções que tinham caído. A travessia teria de ser feita por cima da viga (carril) que continuava a resistir ao tempo, com a espectacular visão vertical de 150m debaixo dos nosso pés (nada de especial). A parte final, destrepava-se pela parede numa via ferrata com uns 20m dando acesso a uma plataforma, seguida de uma travessia horizontal também em ferrata a deixar-nos em solo firme (era canja).


Formar o grupo para o regresso pelo Camiño, limitado a 10/12 pessoas, não foi fácil. Por incrível que pareça, toda a gente queria ir. Como alguém um dia disse; "a velhice é um posto". Escolhemos os mais antigos. Com os monitores a situação não foi mais simples, um monitor teria de ficar com o restante grupo e regressar pelos túneis. Tirámos à sorte, o Martim, o André e o Bruno lá se safaram e coube à Cristina Coelho regressar com o grupo.








































CLASSIFICAÇÃO FINAL - "PROVAS" 2007
Enigma Charada Escalada de Frontal Escalada Desportiva Máscaras FINAL
GRUPO A (Tiago, Miguel, Nogueira, Luz, Rita, Henrique, JLopes e Irene)
50 57 50 73 0 230
GRUPO B (Martim, Carla, BrunoP, Filipe, CCoelho, Álvaro, Duarte e Paula)
50 61 50 72 84 317
GRUPO C (Dourado, Trindade, André, Inês, Jácome, BrunoV, Ercilia e Rodrigo)
50 59 50 70 52 281



Vamos uma vez mais realizar uma actividade de Carnaval no El Chorro. Para os escaladores que não conhecem, o El Chorro apresenta um manancial de 600 vias desportivas e clássicas para todos os gostos, que fazem deste local um ponto de passagem fundamental para todos os amantes de escalada.


Para esta actividade, que se vai realizar no fim de semana alargado, contamos com a tua presença. Obrigatório levar máscara para o clássico baile de máscaras na noite de Carnaval.


Consulte Também