TRILHOS DE CANHA

2001-01-28 (Domingo)

Pelos labirintos dos seus montados


Tomando a estrada rumo à antiga vila de Canha, situada a 30 km de Montijo, propõe-se o início do nosso passeio. A região das Terras de Canha é um dos locais mais interessantes no limiar da Região de Turismo da Costa Azul. Aqui se encontra um bom exemplo típico do montado de sobro e dos espraiados arrozais da região, denunciando já a proximidade do traçado alentejano.

Pelo caminho, as margens da ribeira de Canha serve de refúgio para várias espécies de aves, podendo-se observar cegonhas, garças, milhafres, patos, bem como a criação de avestruzes, emas e gado bravo, nas herdades. Vamos ainda desfrutar uma boa panorâmica sobre alguns edifícios de montes que merecem algum destaque: o palacete do Monte Montinho, do Monte Escatelar e do Monte da Abegoaria. Na parte final, teremos ainda oportunidade de avistar a vasta área vitivinícola de Pegões, responsável pela excelente qualidade dos Vinho Fontanário de Pegões e Adega de Pegões.

Características do percurso: percurso de cerca de 12 km, sem dificuldade. Não há abastecimento ao longo da actividade. Não há neutralização.

Cartografia: Folhas 420 e 4343 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 8h00 e Campo Pequeno 8h30

Participação em viatura própria: é possível, com inscrição prévia no Clube e desde que assegurem o regresso ao ponto de partida. Local de encontro: ao km 8 da EN 251/1, de Canha para Vendas Novas (Monte da Abegoaria) às 9h30.

Observações: não se esqueça de levar água e merenda para o almoço. Leve impermeável, caso haja possibilidade de chover. Aconselha-se o uso de botas.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Montijo