2005-10-29 - 2005-11-01 (Sábado - Terça-feira)
A Estrela em todo o seu esplendor
2005-10-21: A data de partida foi alterada para dia 29 de Outubro (custo/pessoa reduzido em 10€).
29 de Out. a 1 de Nov. Sexta a Terça - 2/3 botas.
A nossa ‘Memória’ de Outubro vem da Serra da Estrela, que vamos revisitar num programa variado e completo. Aceitem o nosso convite para viver "uma paisagem de tipo alpino encravada no coração de Portugal".
Desta vez seremos anfitriões dos nossos companheiros de Córdoba, do Clube Llega como Puedas, que há muito anseiam por caminhar na Serra da Estrela.
Fazendo base nas Penhas da Saúde, na Pousada da Juventude, o programa desenvolve-se da seguinte forma:
- Sábado 29 - Passeio pelo Planalto Central, iniciando-se na Lagoa Comprida (antigo lago glaciar) (1600m), Cume (1858m), Curral do Martins (1725m), Nave da Mestra (1650m), Penhas Douradas (1450m) e possibilidade de neutralização, Manteigas (800m). Se o tempo o permitir, visita turística a Belmonte. Jantar livre. Regresso à pousada.
- Domingo 30 - Este é o dia da Garganta de Loriga, vale glaciárico, constituído por quatro depressões, aqui chamados "covões", que foram escavadas pelos gelos e posicionadas em degrau. Eram antigos vales glaciáricos, hoje praticamente colmatados e cobertos por cervunais.
Após o pequeno almoço na pousada e o transporte para Loriga (750m), iniciaremos a ascensão da Serra da Estrela, passando pelo Covão da Areia (1450m), Covão da Nave (1550m), Covão do Meio (1650m), Lagoa da Francelha (1750m), Lagoa Serrana (1800m), Estrela (1993m) e possibilidade de neutralização, Covão da Mulher (1488m), Lago do Viriato (1560m) e Penhas da Saúde (1500m). Jantar na pousada (incluído no preço).
- Segunda 31 - É o dia de visitarmos o Mondego, o maior rio português e que nasce aqui na Serra. Após o pequeno almoço na pousada, iniciaremos a nossa caminhada na Cruz das Jogadas (1100m), atravessamos o Mondego no Covão da Ponte (960m) para entrarmos nos Casais de Folgosinho até à Srª de Assedasse (935m). Iniciamos a nossa subida até ao Corredor de Mouros (1301m) e continuaremos pela cumeada, com os grandes horizontes que se estendem pela Guarda até Gredos, à Santinha, aos Cântaros...
Um regalo para a vista, um tónico para os pulmões e uma paz para o espírito... Chegaremos ao S. Lourenço, curiosa capela de paredes duplas, vizinha de altaneiro posto de vigia. Iniciamos a descida por frondosa mata, cruzando riachos, para terminar em Manteigas. Jantar livre e regresso à pousada.
- Terça 1 - Dia de regresso e de pequena caminhada. Visita ao Poço do Inferno a Verdelhos.
Características dos percursos
Caminhos de montanha, em razoável estado. Possibilidade de neutralização no 1º e 2º dias.
Recomendações: Botas de montanha, gorro e luvas, forro e impermeável. Assegurar almoço para o 1º dia. Possibilidade de abastecimento ao fim do dia em Manteigas (excepto Domingo) e em Verdelhos. Levar toalha para a Pousada.
Alojamento: Três noites na Pousada de Juventude das Penhas da Saúde com pequenos almoços e o jantar de Domingo incluídos.
Cartografia: Carta turística 1/50000 do Parque Natural da Serra da Estrela.
Partida: No Sábado, 29, às 7h10 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Por não poder ser efectuado o retorno dos condutores, a organização não assegura a participação em viatura própria.
(Contactar o Clube para eventuais lugares vagos no autocarro).