PARQUE NATURAL DA SERRA DE SINTRA - CASCAIS

1998-01-11 (Domingo)

GUINCHO - CABO DA ROCA


Mais uma incursão às portas de Lisboa, na já conhecida e sempre nova paisagem da Área Protegida da Serra de Sintra - Cascais.


Começamos a actividade no Forte da Galé, seguindo pelas dunas até ao Forte do Guincho. Passaremos pela Praia do Guincho onde, eventualmente, poderemos admirar as evoluções dos praticantes de windsurf.

Inflectindo um pouco para o interior, caminharemos na direcção da Malveira da Serra, admirando a paisagem tanto marítima quanto serrana. Passaremos pelo moinho do Pedroso e pelo Cabeço do Vento até alcançarmos a Peninha onde subiremos, e da qual mais uma vez podemos desfrutar uma paisagem admirável.

Iremos depois em direcção aos moinhos da Azóia após o que rumaremos à costa, terminando no ponto mais ocidental da Europa, o sempre belo e ventoso Cabo da Roca.

Características do percurso: Actividade com cerca de 15 km, bastantes desníveis e piso não muito fácil, aconselhando-se o uso de botas e bastões.

Horário: Saída do Campo Pequeno às 8:15 horas e de Algés às 8:30 horas.

Cartografia: Folhas 415 e 429 do IG do Exército na escala 1/25000

Observações: A participação em viatura própria é possível desde que se faça a inscrição prévia na Sede. O ponto de encontro será o restaurante junto à praia do Guincho às 9 horas.

Região: Sintra