Rota das Guerras

2004-10-16 - 2004-10-17 (Sábado - Domingo)

A Guerra da Independência e as Invasões Francesas


16 e 17 de Outubro - Sábado e Domingo - 2/3 botas.


A actividade desenvolve-se em lugares onde outrora se desenrolaram grandes batalhas com os nossos ‘irmãos Espanhóis’, antes e após o reconhecimento das fronteiras (tratado de Alcañices, 1297) e com grande significado com as guerras da Restauração no século XVII e a 3ª Invasão Francesa. Iremos percorrer os rios Côa e Águeda.


Características dos percursos:


Sábado, 16 - De Castelo Mendo à Aldeia de São Sebastião (17 km) - 2 botas


A saída será da estação de serviço da BP na A25 ao km 188 com destino à aldeia histórica de Castelo Mendo, que terá sido um castro neolítico e fronteira com Espanha. Dentro das muralhas desta aldeia terão os companheiros algum tempo para visitar a sua beleza, bem como para almoçar (avisa-se que não existem estabelecimentos comercias para servir refeições ou afins).


Após o almoço iremos até à aldeia de Praizal. Aqui apanharemos uma estrada romana até perto do Rio Côa e encontraremos uma vegetação de freixos junto ao Porto de São Miguel, continuando a caminhada entre giestas e carvalhos até à EN 16 (aqui pode existir neutralização sob a ponte da A25). Para os que ainda tiverem fôlego, será efectuado o ‘assalto’ a Castelo Bom, a 2 km do local do jantar.


Mas esta actividade ainda não acabou e apesar de ser Lua Nova temos ainda para conquistar outra aldeia (vila) Almeida mas já com ténis calçados.


Domingo, 17 - Vale de Lamula, Aldea del Obispo, Siega Verde, Vilar de la Yègua (17 km) - 3 botas


Teremos de estar prontos bem cedinho às 7h45 (o dia será longo) para nos deslocarmos para a aldeia fronteiriça de Vale de Lamula (hoje vale da Mula), onde começa a nossa actividade.


Atravessaremos então a fronteira pela 1ª ponte internacional sem barreiras alfandegárias com o objectivo de conquistar El Real Fuerte De La Concepcion (que está à venda…) e lá faremos comparações. Os mais ousados financeiramente deverão levar o livro de cheques para o adquirirem, o que poderá ser feito na Aldea Del Obispo…


O autocarro estará à nossa espera para nos levar para o parque arqueológico de Siega Verde. Começamos por visitar as gravuras rupestres que se julga datarem da mesma era das de Foz Côa.


Após a visita seguiremos por terras de xisto e granito na margem esquerda do rio Águeda e encontraremos vários moinhos e chouços, uma vegetação muito variada (estevas, giestas, freixos, azinheiras, amendoeiras etc.). Iremos então concluir na aldeia espanhola de Villar de la Yegua.


Como já deve existir pouca luz seguiremos para Portugal (vale da Mula). Os companheiros que pretendam andar mais um pouco, poderão ir a pé até uma atalaia onde terão uma surpresa. Os outros também lá chegarão mas de autocarro.


Recomendações: Perneiras, bastão (úteis nas pedras, caso estejam húmidas pois podem apresentar-se escorregadias) e agasalho para terras frias.


Alojamento e alimentação: O jantar, a pernoita e o pequeno almoço (incluídos no preço) serão na Associação Cultural e Recreativa da Aldeia de São Sebastião.
A capacidade de alojamento em camarata é de 40 pessoas (devem levar saco cama), mas para quem preferir existe capacidade para muitos em tendas de campismo a instalar pelos companheiros no local.
Em alternativa existem em Vilar Formoso a Residencial Alcino *** (tel. 271513515) e o Café Portugal (tel. 271512102).


Cartografia: Folhas 183 e 194 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE; folha 500 da G.I.G.C. (Espanha) na escala 1/50000.


Partida: Sábado, às 7h00 de Algés e às 7h15 de Sete Rios.


Participação em viatura própria: Concentração no Sábado, dia 16, às 11h00, na estação de serviço da BP na A25 ao km 188 no sentido Guarda - Vilar Formoso.


O preço inclui a visita a Siega Verde, o jantar de Sábado, o alojamento e o pequeno almoço de Domingo.