Barca d'Alva

2005-09-09 - 2005-09-11 (Sexta-feira - Domingo)

As linhas desactivadas do Douro


9 a 11 de Setembro - Sexta a Domingo - 2/3 botas.


2005-10-24: "Caminhar pelas linhas desactivadas do Douroin suplemento Fugas do Público de 2005-10-22.



Mais uma vez o Douro, sempre belo, sereno e misterioso, agora numa zona raiana.


Características dos percursos



  • Sábado
    Faremos uma parte da linha de comboio desactivada que vinha de Fregeneda, em Espanha, até Barca de Alva e seguia para o Pocinho.
    Saindo de Fregeneda iremos em busca do rio Águeda, que faz fronteira entre os dois países ibéricos, e será ao longo deste rio que faremos a pé parte do caminho que os nossos pais poderiam ter feito de comboio.
    Paisagem linda sobre as encostas portuguesas num percurso que envolve pontes, túneis e, já em Portugal, uma estação abandonada, a de Barca de Alva, podendo-se ainda admirar a calma com que o rio Águeda desagua no Douro.
    Em Barca de Alva passaremos para a margem direita do Douro que acompanharemos num troço em que o azul da água se mistura com o verde dos campos e dos laranjais. Chegados à ribeira do Mosteiro deixaremos o rio para ir em busca da lenda e percorrer um troço da Calçada de Alpajares.
    Percurso feito em piso diversificado e misturando a bela paisagem duriense com a dura terra transmontana.
  • Domingo
    Começaremos o dia com uma visita livre à bonita e bem recuperada aldeia de Castelo Rodrigo após o que rumaremos à área da Barragem de Sta. Maria de Aguiar, zona sul do Parque Natural do Douro Internacional, para fazermos um belo percurso onde teremos oportunidade de - conhecer a riqueza histórica desta região, dar um último adeus ao rio Águeda, que na véspera vimos desaguar no Douro, quando admirámos as suas arribas em Sto. André, tomar um banho na albufeira da barragem e comparar o tipo de agricultura desta região com aquela que temos vindo a percorrer nos últimos anos, e que estava ligada essencialmente ao vinho do Porto.

Alojamento: Acamparemos nas instalações das Piscinas de Castelo Rodrigo, as quais poderemos utilizar (incluído no preço) no Sábado quando regressarmos da actividade.
Alojamento alternativo, a tratar pelos próprios, em Figueira de Castelo Rodrigo: Residencial Transmontano (271319020) ou Residencial Figueirense (271312517), entre outras.


Cartografia: Folhas 142, 152, 162 e 163 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.


Partida: Sexta-feira, dia 9, às 19h30 de Algés e às 19h50 de Sete Rios.


Participação em viatura própria: Concentração às 8h30 de Sábado, à entrada das Piscinas de Castelo Rodrigo.


Nota: No primeiro dia, para os mais destemidos, poderá ser feito um percurso de 18 km desde a Estação de Fregeneda até à Estação de Barca de Alva. Esta possibilidade é restrita apenas a pessoas sem problemas de claustrofobia, em virtude de um túnel com 2 km de comprimento, e sem problemas de vertigens, por obrigar à passagem de duas pontes em condições de equilíbrio e sem apoio, a uma altura de 60 m do solo, sobre estreitas traves de metal, por já não existirem as passadeiras de madeira, não sendo possível montar qualquer tipo de segurança.


Não esquecer o fato de banho, a toalha e o frontal (por causa dos túneis).


Consulte Também