ES Fernando Namora, da Brandoa: mais 7.000 Bolotas para a Serra da Estrela

2006-12-14 - 2006-12-15

2006-12-19: Dois alunos da Escola Secundária Fernando Namora, da Brandoa, a estagiar no Clube de Actividades de Ar Livre, planearam uma actividade para a sua Escola, na qual se incluía a sementeira de bolota de carvalho. A actividade tinha como objectivo semear o maior número de bolotas de carvalho, impedindo assim a queda de pedras e a erosão dos solos com base na poluição do Rio Zêzere.


Ambos os estagiários estão de parabéns, pois superaram as expectativas plantando um enorme número de bolotas distribuída por 50 pessoas. Ambos cumpriram o objectivo de ajudar a Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE), sendo uma actividade de balanço positivo pois todos os que se juntaram a esta iniciativa mostraram intenção de voltar à Serra da Estrela.


Da Amadora foram 44 da Escola Secundária Fernando Namora, e mais tarde juntaram-se a nós a Professora Maria João Martins e o Eng. José Veloso, que tinham ficado em Lisboa na Conferência Internacional da UNESCO dedicada ao tema "Activar o Futuro: Objectivos e Estratégias da Educação para o Desenvolvimento”, e onde era orador José Maria Saraiva da Associação dos Amigos da Serra da Estrela (ASE). Na manha de 15 de Dezembro todos se reuniram com José Maria Saraiva (regressado à Estrela exclusivamente para estar connosco) e onde nos foram transmitidas as informações necessárias para uma boa sementeira…


A actividade foi um enorme sucesso: das 7600 bolotas de carvalhos cerca de 7000 foram semeadas demonstrando assim um espírito de entreajuda e de companheirismo para chegar ao número pretendido.


Gostaríamos de agradecer ao Vice-Presidente da Associação de Amigos da Serra da Estrela (ASE), José Maria Saraiva (coordenador deste projecto) pela ajuda prestada e damos os parabéns ao mesmo pela excelente iniciativa e o êxito até agora alcançado. O apoio prestado pelo Eng. José Veloso e pela Professora Marta Feio, da Escola Secundária Fernando Namora, foi fundamental para o arranque desta actividade, prestando assim o nosso agradecimento a ambos. Finalizamos com o agradecimento à Câmara Municipal da Amadora por disponibilizar um autocarro para a actividade.


Todos estão de parabéns, o apoio e a dedicação de todos foi fundamental!


OBRIGADO!


Podem contar connosco! Podem contar com LCRF!
Vamos voltar em meados de Fevereiro.


Por: Luís Cuco e Ricardo França