Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela

2006-10-01 - 2007-03-31

Este programa da Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela (ASE), é um desafio histórico aos caminheiros, montanheiros e todos os amigos da Natureza. O CAAL associou-se desde a 1ª hora a esta campanha e responde: Presente!

A campanha está lançada, todos os dias, até Março de 2007, tendo a ASE disponíveis milhares de bolotas e carvalhos para todos os interessados.

"A razão de ser do presente programa prende-se, fundamentalmente, com a necessidade, urgente, de travar a constante erosão dos solos; aumentar a capacidade de armazenamento de água nos aquíferos; fomentar a biodiversidade e manutenção das paisagens de montanha, postas em causa pelos constantes incêndios a que a Serra da Estrela tem sido sujeita; tudo isto, associado a múltiplas causas de cujas responsabilidades não pode o homem alhear-se.

Um conjunto de factores sugere que não se perca mais tempo e se avance para a florestação, de áreas acima dos 1.400metros, em zonas onde ainda permanecem "bolsas" de solo capaz de dar vida aos carvalhos.

O momento é propício, uma vez que os incêndios afastaram por algum tempo os roedores; o solo está a descoberto pela ausência de vegetação, tornando mais fácil o acesso e melhor identificação das áreas a semear e plantar; fraca expressão da pastorícia, nomeadamente de ovinos e caprinos (presentemente o número de efectivos não excede as 100 cabeças."

in Amigos da Serra da Estrela

Para satisfazer e facilitar a participação de todos os Sócios e Amigos, o CAAL tem já programadas três saídas à Serra, mantendo sempre a mesma filosofia - 1 dia dedicado ao plantio, outro(s) para passear pela montanha. É assim que as nossas datas são: 8, 9 e 10 de Dezembro, com inscrições já abertas, fim de semana de 20 e 21 de Janeiro e também no Carnaval, coincidente com o Nevestrela dias 17 a 20 de Fevereiro. O CAAL exorta todas as colectividades, associações, organizações ambientais, os jovens das escolas, os escuteiros, etc, a organizarem deslocações à Serra, que também podem ser durante a semana.

É a altura da sociedade civil dar uma resposta positiva a este apelo que nos chega da Serra. Os caminheiros, os montanheiros e os escaladores devem estar na primeira linha da conservação e recuperação da Serra da Estrela. Mas também os jovens, estudantes, escuteiros e todos os amantes da Natureza podem e devem organizar-se para engrossar o caudal humano que assegurará uma importante reflorestação para travar a terrível erosão que, a continuar, fará perigar seriamente a qualidade da água que Lisboa bebe!

 

Apelamos aos jornalistas, às rádios e às televisões para a divulgação deste projecto que conta com o apoio do Secretário de Estado do Ambiente Prof Humberto Rosa e da Força Aérea Portuguesa (FAP).

 


Contacto: www.ase.serradaestrela.com
(
Vice-Presidente José Maria Saraiva 965839564)