Maus tempos se aproximam...

2005-11-07

Os terríveis incêndios dos últimos anos alteraram significativamente o coberto vegetal das áreas afectadas, abrindo caminho para o avanço inexorável da erosão! Pouco, muito pouco, foi feito para minorar este efeito e preparar os terrenos para as chuvas que aí estão. E nas áreas naturais (parques, reservas, etc), onde o abandono - e porque não a incúria? – imperam, a situação pode tornar-se irreversivelmente dramática.


O CAAL estará sempre presente e ao lado daqueles que, além da denúncia destas situações e das inacções dos responsáveis, apontam caminhos, dinamizam estudos, procuram soluções, envolvendo autarcas, populações e responsáveis da administração central. E certamente que os caminheiros e montanheiros portugueses, de norte a sul, se mobilizarão para a defesa intransigente do nosso património natural !


Neste ano de XX Aniversário do nosso Clube, temos sido "brindados" com cartas de ameaças dos responsáveis de algumas áreas protegidas. Invocando legislação que entendem ser aplicável ao nosso Clube, e aproveitando-se do facto da informação das nossas actividades ser livre e da mais ampla divulgação, querem proibir que passeemos pelos terrenos e espaços que são de todos, chegando à ameaça de coimas e multas… Com isto, estes responsáveis certamente quererão evitar que cada vez mais portugueses tomem consciência do estado a que eles deixaram chegar as nossas "áreas protegidas e parques naturais"…


Tudo faremos para chamar à razão e ao diálogo os responsáveis por estas medidas. Esperamos que o bom senso prevaleça, senão lá teremos que "emigrar" para a Natureza e os Parques dos nossos vizinhos espanhóis, que sempre nos acolhem, (e aos nossos euros), de braços abertos !