Sobre a Carta de Montanheiro (c.m.)

2005-06-22

Todos os portadores da carta de montanheiro emitida pela Federação campista foram surpreendidos com uma circular plena de avisos e ameaças, onde a prepotência e o "engenho" se unem na tentativa desesperada de colocar, nos Clubes ou Secções de Montanha, sócios contra sócios, dirigentes contra dirigentes. Perderam, como perdem sempre os que nada fazem e que procuram a desestabilização das instituições.


O repúdio dos nossos Sócios foi unânime! A Federação teve a resposta que merecia.


Mas vão mais longe, estes cavalheiros! Apesar de terem estabelecido com cada titular da carta de montanheiro um seguro válido até 31 de Dezembro 2005, que todos pagámos, atrevem-se a ameaçar "…o companheiro não poderá continuar a ter a carta desportiva (c.m)", como escrevem na circular, deixando assim qualquer praticante menos atento sem seguro!


Embora os Sócios do CAAL não tenham problemas (para os titulares da c.m. com o selo de 2005 o Clube custeou a emissão imediata da Licença Federativa), o seu seguro passou a ser assegurado pela Licença Federativa da FPME.


É fundamental, para o nosso Clube, que o dinheiro que cada um pagou nos seja devolvido. Nesse sentido vai o CAAL oficiar aquela Federação exigindo o reembolso dos valores pagos por cada um de nós, ao mesmo tempo que alertaremos as entidades competentes para mais esta inqualificável manobra e atitude da Federação campista.


Esclarecimento Complementar


Tendo a FPME sido reconhecida como membro de pleno direito da UIAA - (União Internacional das Associações de Alpinismo), os portadores da Licença Federativa passaram a ter acesso e descontos nos abrigos e refúgios de montanha, não só em Espanha como no resto do mundo!


Nota Final


Há 20 anos já era assim! As prepotências dos então directores da Federação campista foram mais um motivo que levou à unidade de caminheiros, montanheiros e escaladores da região de Lisboa para a criação de um grande Clube, autónomo e livre dos espartilhos impostos pelos clubes campistas. O Clube de Actividades de Ar Livre nasceu pois nesse combate!


Hoje continua tudo na mesma! Ameaças, chantagens e expulsões são a sua ‘obra’.


Não querem mais o Clube de Actividades de Ar Livre como seu associado? Não faz mal! Já existe a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, um sonho de anos finalmente atingido, legalizado e materializado.


E os sócios do nosso Clube podem e devem ser possuidores da Licença Federativa emitida pela FPME, documento que, além de atestar a nossa qualidade de praticantes, com reconhecimento internacional, já que a FPME é membro da UIAA (Union Internationale des Associations d’Alpinisme) e da ERA (European Ramblers Association), nos confere o Seguro de Acidentes Pessoais adequado à modalidade que praticamos.


Não procurámos esta situação, que lamentamos pelos incómodos que possa pontualmente trazer. Mas as coisas ficarão assim bem mais claras: os campistas, as autocaravanas, os parques, na Federação campista; os caminheiros, os montanheiros, os escaladores, na Grande Família da Montanha e da Natureza que estamos a construir, na Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada.