14 de Dezembro: João Garcia atingiu o cume mais alto da Antártida!

2003-12-19

O tempo mantém-se bom. João Garcia instalou a tenda mesmo no meio do glaciar para, desta forma, aproveitar 18 horas de radiação solar directa. Um aquecimento da tenda a não desprezar..


A equipa tomou um pequeno almoço reforçado pelas 9 horas. Hora solar. "Sem Sol nada feito." Os alpinistas partiram pelas 11 horas em direcção ao Campo III, que não utilizaram, pois decidiram fazer a subida directamente do Campo II até ao cume. O Campo III foi alcançado em três horas. No local fez- se sentir um intenso frio que obrigou ao uso de equipamento de protecção da face.


A equipa de João Garcia chegou ao cume pelas 23 horas, com uma temperatura agradável de -23º C e muito pouco vento. Junto do topo encontrava-se uma garrafa com um livrinho onde todos aqueles que fazem cume assinam. A estas latitudes e nesta época do ano o Sol nunca se põe. As vistas sobre a cordilheira Ellsworth e o vizinho Shinn (4861 m) são magníficas. Uma pirâmide perfeita que João Garcia irá tentar escalar no dia 15 de Dezembro.


A equipa iniciou a descida à meia-noite, de regresso à tenda.


Luis Madeira - Coordenador do GDAMO


Um grande abraço ao João Garcia de todo o colectivo do CAAL.