A Direcção do CAAL aprovou um Código de Conduta para ser adoptado por todos os sócios nas suas actividades.
O código foi elaborado pela Assessoria do Ambiente, constituído por um pequeno grupo de sócios, convidados pela Direcção, para apoiarem e dinamizarem iniciativas no âmbito da sustentabilidade ambiental e cultural. Os Estatutos do CAAL são claros quanto à vocação do Clube para a defesa do Ambiente e da qualidade de vida, declarando que as boas práticas do montanhismo e do pedestrianismo contribuem para a preservação dos valores ambientais e culturais.
Na prossecução destes objectivos estatutários defendemos que o CAAL deverá preocupar-se de forma determinante com as questões ambientais, tirando partido do conhecimento alargado que tem do País e reforçando as suas posições nesta temática.
Neste sentido, como primeiro e muito importante passo, apresenta-se o CÓDIGO DE CONDUTA DO CAMINHEIRO DO CAAL, conjunto de regras de bom senso que todos deveremos observar.
O CAMINHEIRO DO CAAL RESPEITA :
a natureza: não perturbes a vida animal nem recolhas ou destruas plantas ou formações geológicas.
as comunidades locais: aprecia os seus usos e costumes, sê afável, não tires fotografias sem autorização, não perturbes a sua tranquilidade.
o património cultural e histórico: evita as acções que conduzam à sua degradação ou destruição.
a propriedade: deixa-a vedada tal como a encontraste, não mexas nem colhas nada sem autorização, não pises terrenos cultivados.
os caminhos e a sinalização: privilegia os caminhos e trilhos existentes, zela pela conservação dos caminhos tradicionais.
os sítios: não deixes lixo, não poluas os cursos de água, não faças fogo.
o guia: não ultrapasses o guia, ouve e cumpre as suas instruções.
os companheiros: sê sempre pontual, amável e solidário.
os riscos: circula com a precaução necessária para evitares acidentes contigo ou com outros pedestrianistas.
Companheiro,
Observa e divulga as boas regras do montanhismo!