Aqui podem ver a notícia publicada no site da C.M. Bombarral
percorreram os campos da Roliça, na inauguração de um percurso pedestre sinalizado no Concelho do Bombarral, numa singela evocação do bicentenário das invasões francesas e mais particularmente da Batalha, que aqui teve lugar em 17 de Agosto de 1808.
Foi uma caminhada excelente, por entre campos agrícolas, por caminhos rurais e veredas, tendo como ponto alto a narrativa da batalha, no Picoto, de onde a imponente panorâmica permitiu imaginar a evolução das tropas de ambos os contendores: os exércitos francês e anglo–luso.
A recepção ao grupo feita pela Câmara Municipal e pela população da Columbeira é de louvar, tendo a caminhada terminado com um almoço bem servido na Sociedade Recreativa da Columbeira.
De tarde, o amigo Manuel Patuleia acompanhou-nos numa visita comentada ao Bombarral, transmitindo-nos impressões de História e de vida.
Assinala-se o empenhamento colocado na marcação deste percurso por um grupo dedicado de gente do Concelho e que contou com a colaboração do CAAL.
Destaca-se também o papel de um Grupo de Trabalho constituído no Bombarral para comemorar a Batalha. Deste grupo fazem parte o Manuel Patuleia, o Arquitecto Rui Viola, entusiasta animador desta iniciativa, e o amigo do CAAL, François Quijano, que actualmente reside neste concelho e que foi quem concebeu o percurso.
Parabéns a todos estes amigos do CAAL, por terem implementado um bonito percurso pedestre de interesse histórico. Carregando aqui, podem consultar a informação distribruida pelo CAAL
Companheiros, passem a palavra e vão passear ao Bombarral!
O CAAL e a Câmara Municipal do Bombarral organizam uma actividade, por trilhos e caminhos rurais, numa das mais bonitas aldeias do concelho, para dar a conhecer as peripécias de um episódio importante da Guerra Peninsular.
Será uma actividade espectacular, divulgada no concelho, de inauguração deste percurso recentemente sinalizado, que nos dará a oportunidade de conviver com os munícipes do Bombarral.
Este ano comemora-se o bicentenário da Batalha da Roliça, travada no dia 17 de Agosto de 1808, com diversas iniciativas, de entre as quais se destaca o percurso sinalizado que vamos realizar, resultante de uma parceria da Câmara Municipal com o nosso Clube e da proposta do François Quijano, residente neste concelho e amigo do CAAL de longa data, que iremos reencontrar na actividade.
“Do cimo do Picoto (160m) abre-se um panorama impressionante aos nossos olhos: descobre-se todo o vale e pode-se facilmente imaginar a deslocação das tropas desde as Caldas da Rainha. A digressão que vamos efectuar permitir-nos-á ter uma ideia mais concreta do terreno do campo de batalha.”
O combate foi renhido, durou 8 horas e nele morreram mais de 500 soldados de cada um dos contendores, hoje simbolicamente recordados através do túmulo do tenente-coronel Lake, comandante de um regimento inglês que foi dizimado na luta, que se encontra no percurso.
A batalha será evocada e descrita no cimo do Picoto, por um historiador, que integra um Grupo de Trabalho cuja informação poderá ser consultada no seguinte endereço http://batalharolica.blogs.sapo.pt/
Programa da actividade:
9h30 - Percurso pedestre circular, guiado, com apontamentos históricos sobre o evento;
13h30 – Merenda ao ar livre, na Roliça, oferecida pela Câmara Municipal;
15h30 – Visita guiada ao centro histórico do Bombarral.
Características do percurso: Percurso circular, acessível a todos, por caminhos rurais.
Ponto de partida: Largo D. Maria I, junto da fonte e do painel de azulejos evocativo da batalha, na saída da aldeia de Roliça, na direcção de Columbeira.
Cartografia: Folhas 338 e 350 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Às 7h45 de Algés e às 8h00 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração no local de partida da actividade pelas 9h30. Inscrição obrigatória na sede do Clube.