Foram dois dias em cheio!
A rota do contrabando no sábado, por caminhos antigos e há muito abandonados, saltitando de cá para lá da fronteira, com o verde dos campos, o casario e Marvão sempre presentes, a envolver-nos... e ainda tivemos tempo de passear pelo bairo gótico de Valência de Alcântara!
No domingo fizemos a Transfontera, "ruta" circular, com horizontes espectaculares e as esplendorosas cristas de Puerto Roque dominando a paisagem.
Tudo bem organizado, um camping recém inaugurado com um serviço muito bom e onde jantámos bem, horas cumpridas sem correrias, nem os aguaceiros de domingo tiraram o entusiasmo aos companheiros participantes. Foi o que se chama uma actividade perfeita!
Quando saltitamos entre Portugal e Espanha, nas nossas actividades, não imaginamos os dramas que as fronteiras, muitas vezes traçadas nos gabinetes plenipotenciários, trouxeram no passado aos habitantes da raia.
As comunidades vizinhas e as próprias famílias foram separadas e ainda hoje, nestas zonas, encontramos, já velhotes, primos e primas de ambos os lados. Basta falar com as pessoas e elas desfiam um ror de histórias de contrabandos, arbitrariedades e iniquidades praticadas pelas polícias…Vamos, nesta actividade, começar com um passeio em que atravessamos a fronteira numa rota de contrabando, começando em Santo António das Areias, junto a Marvão, e continuando por Espanha por caminhos antigos, hoje muito abandonados.
No Domingo faremos o troço mais espectacular da “Rutatransfrontera”, uma iniciativa da Oficina de Turismo de Valencia de Alcantara, que desde há dez anos organiza uma grande actividade, em Março, que o ano passado contou com cerca de 350 “senderistas”.
Esta zona fronteira, desde o Tejo Internacional até à Serra de S. Pedro de los Baldios, dividida entre duas províncias espanholas – Caceres e Badajoz – acolheu muitos acontecimentos importantes dos dois reinos peninsulares, tendo-se realizado em Valencia de Alcantara o casamento de D. Manuel I com a Infanta D. Isabel, filha dos Reis Católicos, a primeira mulher do rei de Portugal, na Igreja de Rocamador.
O relevo nesta zona de transição é caracterizado por formações graníticas, com cristas quartzíticas escarpadas e vales acentuados.Esta actividade, que será muito interessante e a não perder, procura dar a conhecer, no Sábado, a variedade paisagística da zona raiana do Alto Alentejo, em que não existe verdadeiramente uma fronteira natural, e no Domingo, acompanharemos as Peñas de El Pino, imponente formação geológica, que avistaremos ao longo de todo o passeio.
Sábado, 12 de Abril - 7h00 - Lisboa, Abrantes, Castelo de Vide, Marvão, Santo António das Areias
11h00 – Percurso pedestre Asseiceira (Santo António das Areias) - S. Pedro (Valencia de Alcantara), passando por Vale de Carvão, Castelo, La Fontañera, Pitaranha, Fonteoscura.
Domingo, 13 de Abril - 10h00 – Percurso pedestre “Rutatransfrontera” com início e final no camping do Puerto de Aguas Claras; continuando por Jola, Jiniebro, Los Mellizos - onde iremos encontrar três antas, numa paisagem de montado – El Asiento, Peña de Puerto Roque (Albergue Virgen de Guadalupe), El Pino, e terminando no Puerto de Aguas Claras.17h00 – Regresso a Lisboa.
Características dos percursos: Actividades de 15km, no Sábado, e 20km, no Domingo, por trilhos ou caminhos carreteiros que, não sendo difíceis, são acessíveis aos companheiros com prática de caminhadas no CAAL. No Domingo haverá possibilidade de neutralização. Exige-se o uso de botas. Não esquecer a água e as merendas para o caminho.
Cartografia: Folhas 386, 348 e 360 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IG
Refeições: Os companheiros terão de levar os almoços para os dois dias. O jantar de sábado e o pequeno almoço de domingo serão no camping e estão incluidos no preço da actividade.
Alojamento: No Parque de Campismo de Aguas Claras, onde também existem bungallows, cuja marcação poderá ser feita directamente, por iniciativa dos interessados, indicando que pertencem ao grupo do CAAL e avisando, em seguida, o secretariado do Clube. Não haverá possibilidade de procurar alojamento fora do Camping Aguas Claras (telef: 00 34 927 599 099, e-mail: valcantara@camping-extremadura.com, Ctra. Jola – km3, 10500 – Valencia de Alcantara, Caceres – España).
Partida: Saída, no Sábado, às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.
Viaturas próprias: Concentração em Santo António das Areias, junto à praça de touros, às 10h30
O preço inclui transporte, alojamento em campismo, o jantar de Sábado e o pequeno-almoço de Domingo.