Do Sabor ao Douro

Do abutre do Egipto à cegonha preta
2008-05-22 - 2008-05-25 (Quinta-feira - Domingo)

A decisão da construção da barragem do Baixo Sabor, passou por momentos de grande hesitação, até que no final de 2007 o governo deu luz verde à sua construção. Entretanto nós avançámos em 2005 e aproveitamos para, nesta visita a Mogadouro, percorrer mais um troço de áreas a inundar.

Os outros três dias serão dedicados ao Parque Natural do Douro Internacional, quer nas arribas, quer nos cimos da serra de Mogadouro

Quinta – Os miradouros

Pelo meio-dia, estamos em Foz Côa onde almoçamos. Pelas quinze horas é tempo de começarmos a mirar o Douro, no miradouro do Carrascalinho. Caminhamos para Lagoaça por uma planura, sem nos apercebermos do fosso próximo. Canada do Coxo e Assomadas são os dois grandes miradouros de Lagoaça, enquanto, no céu, o abutre do Egipto esvoaça.

Sexta – O Sabor

Hoje é dia de procurarmos a cegonha preta. O trajecto começa em Valverde, na direcção das aldeias rústicas de S. Pedro e Santo André. Caminhamos ao longo do Sabor, registando todos os pormenores, até que por alturas da ribeira de Juncainhos, e com penhascos avermelhados e verdes à vista, subimos para Brunhoso.

Sábado – A ribeira da BempostaÉ na perdida povoação de Lamoso que começamos, por via da maior queda de água do Parque - a “Faia da Água Alta”. Descendo de ribeira em ribeira, vamos encontrar o Douro na praia fluvial do Juncal. É tempo de banho, porque a seguir vem a subida para Peredo da Bemposta.

Domingo – Os Cimos de Mogadouro

O percurso é feito pela série de colinas que separam as águas do Douro das do Sabor (é uma maneira de mirarmos e nos despedirmos dos vales por onde andámos).  A caminhada começa perto do vértice geodésico de Gajope (845m) e termina na povoação de Variz. As vistas, quer na direcção do Sabor quer na direcção do Douro, são imensas.

Características dos percursos:

1º dia (2 botas): São cerca de 7km, a fazer em três horas, por caminhos rurais e terrenos de cultivo, que nos vão obrigar a saltar alguns muros. O maior desnível é de 50m.

2º dia (3 botas): São 21km a fazer em nove horas. O percurso não apresenta qualquer dificuldade, a não ser os desníveis: descidas de 300 e 100 metros, no início, e subida de 450m no final.

3º dia (3 botas): São 13km a fazer em cerca de oito horas, mas quem quiser pode acabar mais cedo. Há pequenos troços a fazer pelo meio de olivais, mas  a maior dificuldade são os desníveis: descida inicial de 200m, mais outros 200 a meio e, no final, subida contínua de 350m.

4º dia (2/3 botas): São 20km a fazer em oito horas. Apesar de ser o dia dos “Cimos... “, os desníveis não ultrapassam os 150m. Além disso, há neutralização.

Recomendações: Bastão, binóculos, farnel (almoços) e fato de banho.

Cartografia: Folhas 106, 107, 108, 120, 121 e 132 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

Alojamento: No Parque de Campismo de Mogadouro, na Quinta da Aguieira (paredes meias com a vila). As pensões são inúmeras; adiantamos duas: A Lareira (telef. 279 342 363) e S. Pedro (telef. 279 343 402).

Partida: Quinta (dia 22) às 7h15 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração na Quinta, dia 22, junto ao campo de futebol de Fornos (Estrada 221: Freixo de Espada à Cinta/Mogadouro) às 14h30. Nos outros dias devem tomar lugar no autocarro do Clube.