Com esta actividade chega ao fim o projecto iniciado há três anos baseado no rio Dão e no núcleo central da região vinhateira demarcada do Dão.
Das “Terras Altas” dos concelhos de Fornos, Aguiar e Penalva, às encostas das Terras de Senhorim; das nascentes a Santar.
Nesta região muito povoada, logo intervencionada, mas com locais muito belos e aprazíveis, iremos fazer a ligação que faltava entre Penalva e Mangualde e entrar nas Terras de Senhorim até Santar, passando pelas termas de Alcafache.
Santar, que a sociedade vitivinícola Dão Sul quer transformar na “Saint-Émilion portuguesa”, investindo milhões na compra e recuperação de alguns solares e vinhas, como o Paço dos Cunhas, ligando o vinho ao património e à cultura da região apostando forte no enoturismo.
É também, no que a nós diz respeito, um até breve aos nossos amigos holandeses do camping “Moinhos do Dão”, pois aí ficaremos alojados mais uma vez, beneficiando da sua simpatia, hospitalidade e do “espaço natural” tão pouco habitual hoje em dia. Contamos com fogueira, música e…já que o padroeiro da noite é o São Pedro, que ajude à festa…
Características da actividade:
Sábado – Chegados a Santar iniciaremos a visita aos vários núcleos da “Casa”, seguida de uma prova de vinhos “Dão”. A seguir, iniciaremos um percurso pedestre com cerca de 15km, com início em Moreira de Cima e fim no camping. Decorre por caminhos rurais, pé posto e estradão, quase sempre ao longo do rio. Sem grandes desníveis ou dificuldades de maior, haverá, no entanto, a possibilidade de neutralização em Alcafache.(2botas)
Domingo – Percurso pedestre com cerca de 19km, entre Pinheiro de Tavares e Boco. Decorre por caminhos rurais e estradão, sem grandes desníveis ou dificuldade de maior. Haverá possibilidade de neutralização.(2/3botas)
Cartografia: Folhas 179, 189 e 190 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Sábado, dia 28, às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.
Alojamento: Camping “Moinhos do Dão” www.portugal-aktief.com.
Alojamento exclusivo no camping, na opção escolhida, com inscrição obrigatória no Clube.
Recomendações: Botas, (verificar a metereologia), farnel: pode-se encomendar comida para Domingo aos holandeses, e ter em conta que há praia fluvial no camping.
Observações: Uma vez que as características da actividade assim o exigem, o número de participantes será limitado e desaconselha-se o uso de viatura própria. No entanto, em caso de interesse, contactar a secretaria do CAAL.
Como o autocarro não chega ao parque, haverá transfer de bagagens; portanto, no Sábado, dia de partida, os companheiros levarão consigo só o necessário para a actividade e deixarão no porão do autocarro a bagagem a transferir, a qual já estará no camping quando lá chegarmos.
O preço inclui o alojamento, jantar e pequeno-almoço e ainda a visita à Casa de Santar com prova de vinhos.