Voltamos a revisitar esta maravilhosa Vila Jardim passados nove anos sobre uma anterior actividade, realizada em Junho de 1999, seguindo os passos do nosso saudoso companheiro Fernando Baeta.
Desde então algo mudou com a construção de uma barragem hídrica, a partir de Dezembro de 2003, e que alterou de alguma forma a paisagem.
Esta actividade tem um cariz cultural.
Inicia-se com a visita guiada ao Sardoal, seguindo-se um merecido momento de repouso, com o habitual pic-nic. Finalizamos com um passeio pedestre nos arredores, sem nunca sairmos deste Concelho. A visita à Vila acompanha, em parte, os percursos das actuais rotas implementadas no Concelho, ora a de Cântaros e Cantos, visitando fontes, como tesouros discretos dos povos, ora cruzando a Rota Divina, visitando igrejas, capelas e os tesouros que estes monumentos encerram, na sua arte… como os célebres quadros do Mestre do Sardoal.
Estas rotas cruzam-se com a rota do Vinho do Ribatejo. Na Vila, admiraremos as fachadas antigas das casas, onde predomina a cor de grão, decoradas com flores, fazendo justiça ao título de Vila Jardim e ainda as suas ruas, no núcleo antigo, atapetadas de calhau rolado.
No centro histórico visitaremos igrejas e capelas com belas imagens, retábulos e azulejos, não deixando de admirar um famoso painel, na Praça da República, representativo da “Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela”, sendo esta a referência mais importante que Gil Vicente faz a esta terra na sua obra.
Seguidamente, seremos conduzidos de autocarro a um parque / praia fluvial, para tomarmos o nosso pic-nic e molharmos os pés se o Outono deixar. Aqui iniciamos o percurso pedestre na Rota do Pão, representado pelos moinhos de vento e pelas azenhas, que terminará ao fim da tarde, talvez a observar o pôr-do-sol de Outono, no belo conjunto de Moinhos de Vento de Entrevinhas, recuperados em 1997!
Características do percurso: Actividade sem grandes dificuldades, de apenas uma bota, sem grandes desníveis e de fácil progressão, existindo a possibilidade de realizar um pequeno corta-mato.
Recomendações: Não esquecer a água, o boné para o sol ou impermeável, consoante o tempo, agasalho para o fim do dia, e toalha se o tempo permitir molhar os pés no açude.
Cartografia: Folhas 321 e 322 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Sábado, às 7h15 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração às 9h15, no Parque de Merendas, junto às bombas da Galp, na variante à EN 2, entrada para a Vila de Sardoal. Para quem vem na A23, sentido T. Novas – C. Branco, sai na 2ª saída para Abrantes, tomando a direcção Sardoal / Vila de Rei.
É indispensável a inscrição prévia no Clube.