Foi uma actividade formidável!
Bonita, equilibrada e desafiante quanto baste.
Teve grandes horizontes, moinhos e a quietude de um maravilhoso carvalhal, um "refúgio" ímpar onde bebemos jeropiga e saborámos bolo que a Organização nos ofereceu, uma descida radical para garganta apertada e duas grutas sobrepostas... Houve de tudo nesta bela catividade do CAAL!
Por várias vezes tínhamos olhado para o Cruto de Cavalarias e aquela crista, que ali se destacava, despertava o nosso interesse.
A oportunidade surgiu no dia 1 de Novembro de 2007, Quinta-feira, feriado que o calendário oficial do CAAL deixou livre.
O GDAMO (Grupo de Dinamização de Actividades de Montanha) aproveitou o fim-de-semana alargado para uma deslocação a Espanha onde as cores do Outono deixaram as árvores quase roxas http://www.clubearlivre.org/v/actividades/2007/11/somiedo/PB020108.jpg.html
e o GDAO (Grupo de Dinamização de Actividades de Orientação) deslocou-se à Serra dos Candeeiros http://www.clubearlivre.org/v/actividades/2007/11/candeeiros/IMG_0292.JPG.html
Voltámos tão entusiasmados que propusemos esta actividade para o calendário de 2008.
Características do percurso: O percurso é circular e tem vários troços a corta-mato, fáceis, caminhos de pé posto e antigos caminhos rurais. Cristas carecas de vegetação, um inesperado bosque de carvalhos ou um vale em degraus. Ninguém se vai aborrecer e até poderão beber um café no Serro Ventoso ou deixar a vossa opinião num livro de visitas local...Vão ver que a surpresa vai valer a pena.
Faremos cerca de 15km e subiremos ao longo do dia 500m, descendo outro tanto. Nada complicado, portanto. Venham daí
Recomendações: Não esquecer a água, a protecção para o sol e o agasalho para o fim do dia. Quanto ao impermeável deve acompanhar-vos para garantir o “Verão de S. Martinho”!
Cartografia: Folha 318 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Sábado, às 7h15 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração às 9h30 junto ao parque de campismo rural do Arrimal, em pleno Parque Natural da Serra dos Candeeiros.
É indispensável a inscrição prévia no Clube.
Carregando aqui, podem ler a Publicação a distribuir na actividade.