Vejam as fotos dos companheiros José Branco, Paulo Ferreira, Teresa Santos e Marta Mattos Coelho.
Carregando no link seguinte http://www.yousendit.com/download/UmNMeW4xSWhRWUpjR0E9PQ , e fazendo o download de seguida, podem ainda ver a reportagem completa do companheiro Paulo Ferreira. No álbum http://picasaweb.google.pt/teresasantos.caal/ARotaDosEspigueiros estão todas as fotos da companheira Teresa Santos. No link seguinte http://picasaweb.google.pt/lh/sredir?uname=mth2005&target=ALBUM&id=5318006864764228545&authkey=Gv1sRgCJWrgpPmq_bi7wE&feat=email estão as fotos da Marta.
Na área de Fafe, antigo município minhoto, envolvido por uma colorida paisagem primaveril, teremos a oportunidade de descobrir os tradicionais espigueiros, aldeias típicas serranas – uma das quais praticamente deserta – bem como o único moinho de vento do concelho e as ruínas da sua mais antiga capela.
São dois dias dedicados à descoberta da sua flora, história e tradições, enquanto percorremos três dos mais belos percursos pedestres da região: O PR5 – A Rota dos Espigueiros, o PR3 – À Descoberta de Aboim e parte do PR7 – Caminhos de S. João da Ramalheira.
1º dia: percurso circular de 12km, por trilhos e outros caminhos rurais tradicionais. Com um desnível acumulado de 223m, tem início e fim na bela aldeia de Várzea Cova, que se situa num vale fértil e aprazível, bem como possibilidade de neutralização. Neste dia podemos ver uma grande variedade de espigueiros, passar por Bestelo – o lugar mais rural do concelho de Fafe – e passear por um bosque de carvalhos.
2º dia: com cerca de 18km engloba o percurso circular do PR3, com início e fim em Aboim, aldeia rodeada por uma paisagem de montanhas, seguindo depois por parte do PR7 até à aldeia de Lagoa. Com um desnível acumulado de 236m tem neutralizações a meio do PR3 e no regresso a Aboim.
Passaremos por núcleos rurais de montanha, como Figueiró do Monte e Mós, desfrutaremos de vistas para as serras de Cabreira, do Marão, Amarela e do Gerês, e em direcção a Lagoa teremos oportunidade de observar uma flora diversificada e ver as ruínas da bela capela de S. João da Ramalheira.
Recomendações: Vamos passar por algumas povoações pelo que será possível reabastecer de água. É aconselhável o uso de botas de montanha.
Alojamento: No belo Parque de Campismo da Barragem da Queimadela.
Para quem desejar alojamento alternativo em Fafe, e por conta dos interessados, indica-se a Residencial D. Manuel (tel. 253 598 932) e a Pensão União (tel. 253 493 013).
Cartografia: Folhas 58 e 72 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Sábado, dia 14, às 6h30 de Algés e às 6h45 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: O ponto de encontro é junto à Igreja Paroquial de Várzea Cova pelas 11h30.