Imaginamos as orquídeas como flores de formas voluptuosas e cores magníficas.
Também pensamos nelas como sendo estranhas e originárias de ambientes exóticos e distantes.
Mas, se olharmos com atenção, podemos encontrar a nossos pés inúmeras espécies de orquídeas espontâneas da Flora Portuguesa.
São plantas com flores pequenas, que mimetizam insectos, com ciclos de vida complexos e absolutamente maravilhosas.
Na enorme variedade de espécies, pouquíssimos são os casos em que se encontrou utilidade comercial para as orquídeas, além do uso ornamental e, mesmo para ornamentação, apenas uma pequena parcela das espécies é utilizada.
Como nenhuma outra família de plantas, as orquídeas despertam interesse em coleccionadores que formam associações orquidáceas, presentes em grande parte das cidades por todo o mundo.
Algumas espécies estão ameaçadas de extinção, tanto pelas colheitas indiscriminadas como pelo corte das florestas para agricultura.
De modo geral, pelo seu baixo valor comercial, os governos não fazem levantamentos sobre a população de orquídeas presentes na Natureza e os que existem são apenas resultado de estudos académicos pontuais.
É pois a descoberta destas belas plantas que vamos fazer no Parque Municipal de Montachique, acompanhados por técnicos credenciados que nos vão explicar os seus segredos.
Ponto de encontro: Às 9h30 no parque de estacionamento do Parque Municipal de Montachique.
O almoço é o habitual picnic que vai nas nossas mochilas.
Terminará cerca das 16h00.
Atenção - A actividade é limitada a 30 pessoas, sendo imprescindível a inscrição no Clube