O GDAMO em Peña Ubina, Espanha

Reunião de preparação Quarta-feira dia 11 de Fevereiro ás 21h30
2009-02-21 - 2009-02-24 (Sábado - Terça-feira)


O GDAMO esteve, com um grupo de 12 companheiros, em Pena Ubina para efectuar uma actividade, que decorreu de acordo com as expectativas.

A meteorologia desta vez não podia estar melhor. Sol , um céu completamente limpo de nuvens, temperatura suficiente para manter a neve consistente e bem consolidada, vento fraco, enfim condições que permitiram efectuar uma actividade de montanha em segurança.

Efectuámos a ascensão de Pena Ubina com 2417m, no primeiro dia, e no segundo a ascensão de Pena Ubina Pequena com 2189m, que considerámos mais técnica e difícil.

Ainda houve tempo para recordar algumas técnicas de resgate e constatámos que uma estaca de alumínio  “ improvisada “ não aguentou o esforço a que foi sujeita e partiu pelo meio.

No link em anexo http://picasaweb.google.pt/gdamo.nunes/GDAMOPenaUbina2009#

podem ver a totalidade das fotos do Companheiro António Nunes, que embora não retratem com rigor o grau de inclinação de algumas subidas que tivemos que efectuar, dão uma ideia das espectaculares paisagens que só quem sobe às montanhas consegue desfrutar.



A próxima actividade, a efectuar nos dias  21 a 24 ( Carnaval ), irá decorrer em Pena Ubina, no norte de Espanha, perto de Leon.

Será uma actividade de Alpinismo a efectuar com equipamento, e implica conhecimentos dado que é uma ascensão técnica.

O objectivo será utilizar o novo refúgio, reconstruído recentemente, onde dormiremos três noites.

Dado que teremos que efectuar reservas, a reunião de coordenação está marcada para:

                        QUARTA-FEIRA DIA 11 DE FEVEREIRO ÁS 21.30H