O GDAMO esteve nos Pirinéus para efectuar a actividade programada de ascensão ao Vignemale, com uma equipa de 20 companheiros.
A Montanha estava coberta por um manto de neve fora do normal para a época o que aliado á falta de frio criou algumas dificuldades e riscos.
O tempo completamente limpo com sol e altas temperaturas causou a destabilização da neve o que dificultou a nossa progressão sobretudo no regresso com risco sério de avalanches que eram evidentes por todo o lado e que fomos tentando evitar.
Dos 20 companheiros do grupo 13 subiram ao cume mas 3 ficaram a menos de uma centena de metros.
A jornada foi de 12 horas, um pouco cansativa, mas deixou todo o grupo bastante agradado pela actividade efectuada.
Não deixem de ver a bela reportagem do companheiro António Nunes em http://picasaweb.google.pt/gdamo.nunes/GDAMOVignemale2009?authkey=Gv1sRgCIfd0M2934TYmwE#
Não percam também a reportagem do companheiro José Manuel Almeida em http://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=polar.aconcagua&target=ALBUM&id=5332457168158643905&authkey=Gv1sRgCMrh7ITh5-vCLg&invite=CLbHrpsC&feat=email
e vejam os vídeos vignemale avalanche II vignemale pico2 e vignemale pico3
A ascensão do Vignemale com 3000m, localizado nos Pirinéus Franceses, embora não seja difícil, obriga a alguns conhecimentos técnicos de alpinismo, devido á necessidade de atravessar um pequeno glaciar e porque a ultima centena de metros é uma trepada em rocha (fácil).