Podem ver todas as fotos em http://clubearlivre.org/v/actividades/2009/julho/montemuro2/
A reportagem completa do companheiro Paulo Ferreira está em https://www.yousendit.com/transfer.php?action=batch_download&send_id=713462718&email=eea5e87fefa8325924c21ae0954d4b45
e a reportagem do José Carlos Calixto em http://picasaweb.google.com/jcarloscallixto/AventuraEmMontemuroCAAL#
e ainda em
https://www.yousendit.com/transfer.php?action=batch_download&send_id=714197094&email=029f996c2f048c370b33549db1ec1085https://www.yousendit.com/transfer.php?action=batch_download&send_id=714212636&email=31ba994aa0e194ed2dc5adeb8c8d0712
A Serra de Montemuro (altitude 1382m) é um maciço granítico de cumeadas aplanadas mas limitado por vales profundos – Douro, Paiva – de paisagens espantosas.
A erosão do granito talhou formas rochosas variadas e espectaculares.
Está cortada por uma rede densa de caminhos lindíssimos que vamos aproveitar.
Neste fim de semana, vamos percorrer duas linhas de cumeada, uma para Norte e outra para Oeste desta serra.
Como o próprio nome indica, trata-se duma actividade com alguma percentagem de aventura, dado que não foi reconhecida no campo.
Poderão acontecer imprevistos vários: linhas de água para passar, vegetação pouco simpática ao contacto com a pele, ter de voltar atrás para encontrar outro caminho, tudo elementos que poderão conferir a esta actividade a “pica” indispensável.
Mas não se assustem: as novas tecnologias permitiram-nos “reconhecer” os caminhos no ecrã do computador. Ou seja, está tudo sob controlo!
Características dos percursos:
Sábado, dia 11 – De Cotelo ao Outeiro (cerca de 16km).
Iniciamos o percurso em Cotelo, no centro da Serra de Montemuro, concelho de Castro Daire, próximo da nascente do rio Balsemão que banha Lamego.
Após subirmos até à lagoa de D. João, seguiremos por uma linha de cumeadas em direcção a Norte, atingindo a capela de S. Cristóvão.
Virando a Leste, para bordejar a cabeceira do vale de Felgueiras, já no concelho de Resende, vamos seguir em direcção à Serra das Meadas, sobranceira a Lamego.
No alto de Vila Lobos desceremos para o Outeiro junto à Estrada Nacional nº 2.
Domingo, dia 12 – Das Portas de Montemuro a Meã (cerca de 18km).
No Domingo, partindo das Portas de Montemuro, vamos percorrer a cumeada que se estende para Oeste.
Três pontos notáveis do Montemuro serão alguns dos objectivos a atingir: as Fragas do Inferno, a Lameira e o Perneval. Pelo caminho, passaremos pelas minas de Pombeiro.
Seguiremos para a aldeia de Aveloso de onde desceremos em direcção ao rio Paiva, de modo a percorrer o percurso das Minas de Moimenta marcado pela Câmara Municipal de Castro Daire.
Este percurso, a cota mais baixa, cruza diversas ribeiras em vales cavados, frondosas matas e quedas de água.
A actividade termina na Meã, junto à Estrada Nacional 225.
Desnível entre extremos de cerca de 900m, a descer.
Recomendações: Atendendo à época do ano há que tomar medidas de protecção - uso de chapéu e creme solar. As botas são indispensáveis e as perneiras e o bastão muito aconselháveis.
Não há possibilidade de neutralização em ambos os dias.
Trazer o farnel para os dois almoços e água abundante para beber. A altitude a que estaremos expõe-nos mais ao sol mas, em compensação, estará bem mais fresco.
Estas dificuldades serão plenamente recompensadas pelos vastíssimos horizontes e pela solidão desta serra.
Alojamento: No Complexo do Instituto do Desporto de Portugal, em Lamego (levar toalha).
Cartografia: Folhas 137, 146 e 147 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Sábado, dia 11, às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração às 12h00 de Sábado em Bigorne, junto à EN 2 - saída no nó de Bigorne da A24.