História do local:
« A Companhia das Lezírias é a maior exploração agro-pecuária e florestal existente em Portugal, compreendendo a Lezíria de Vila Franca de Xira, a Charneca do Infantado, o Catapereiro e os Pauis (Belmonte e Lavouras).
A Lezíria está compreendida entre os rios Tejo e Sorraia e é sub-dividida pela Recta do Cabo (E.N. 10 entre Vila Franca de Xira e Porto Alto) em Lezíria Norte e Lezíria Sul.
A Lezíria Norte é constituída por cerca de 1.300 hectares (ha) explorados indirectamente (rendeiros).
A Lezíria Sul é constituída por cerca de 5.000 ha, dos quais 3.000 ha são explorados indirectamente (rendeiros) e 2.000 ha estão afectos a pastagens e/ou à produção de forragens.
A seguir à área de pastagens / forragens, a cultura predominante é a do arroz num total de 650 ha, seguida de 140 ha de milho (sob pivot).
Nos Pauis de Belmonte e Lavouras, num total de 460 ha, cultiva-se arroz.
A Companhia das Lezírias passou por muitas vicissitudes, sendo nacionalizada em 1975 e tendo passado, em 1989, a Sociedade Anónima de capitais maioritariamente públicos.
Desde 1997, a Companhia das Lezírias vem consolidando a sua situação, quer sob o ponto de vista tecnológico, quer financeiro, baseada numa filosofia de desenvolvimento sustentado. »
Descrição da actividade:
Encontro na Coudelaria de Braço de Prata, onde haverá oportunidade para o café antes da caminhada.
A seguir ser-nos-á feita uma breve apresentação da Companhia e do Cavalo Lusitano.
Da parte da manhã teremos um passeio pedestre que, entre outros locais, passará pela barragem de Vale Cobrão, barragem do Adique e Montado de Sobro. O caminho far-se-á numa zona de pinhal.
Da parte da tarde iremos visitar a adega do Catapereiro, as vinhas, os olivais, o gado e a produção de arroz.
Desta forma, conseguiremos ter uma abordagem bastante abrangente do que é esta grande exploração.
Características do percurso: Entre 10 a 12km, em terreno relativamente plano, sem grandes dificuldades. Aconselha-se calçado apropriado, protector solar e chapéu, bem como o farnel para piquenicar na barragem.
Cartografia: Folhas 404 e 405 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Às 8h00 de Algés e às 8h15 de Sete Rios.
Dadas as características específicas da actividade, não é possível a participação em viatura própria.