5ª Viagem de Escalada, Istria-Croácia

2009-06-10 - 2009-06-17 (Quarta-feira - Quarta-feira)

Já podem ver as fotos do 1º e 2º dias desta bela jornada de escalada.

5ª Viagem de Escalada do GDAE reuniu em terras Croatas 44 participantes que afincadamente se atiraram às falésias calcárias de seis escolas das mais importantes zonas da península da Ístria.

A viagem correu muito bem, um voo TAP Lisboa-Veneza, o aluguer de viatura, e boas condições de alojamento mesmo junto ao mar Adriático, em Umag.

Os locais de escalada que visitamos, encontramos uma grande variedade de "ambientes", mas sempre com um denominador comum a todas eles, a rocha calcária de óptima qualidade e a forte arborização mesmo encostada às vias que nos permitiu suportar os trinta e tal graus diários.

Tivemos zonas de escalada:

Junto ao mar Adriatico, praticamente de "molho", nomeadamente, a escola de Rovinj, rodeada de águas de uma transparência cristalina
                Em parques naturais, dezenas pináculos de rocha "salpicando" a paisagem da vegetação densa de Vela Draga, no parque de Ucka.
                Uma colina sobranceira a um fiorde de densa vegetação, em Limski Kanal.
                Junto a ruinas de castelos mediavais, como em Crni Kal na Eslovénia e em Dvigrad.

Cepic, algures, no interior da Istria profunda, um canhão de rocha que se eleva sobre os prados veredejantes, permitindo a escalada numa paisagem tranquila e rural.
Enfim, muita escalada, visitas às cidades costeiras de Rovinj, Umag, Porec, Novigrad, Pula..., grandes banhos de fim de tarde no mediterrâneo e o mais importante um grande ambiente de confraternização.

No 2º dia de escalada cruzamos a fronteira para a Eslovénia e fomos à escola de escalada de Crni Kal. Uma crista calcária dominante sobre um extenso e denso manto verde de floresta original, encimada por um castelo.

É uma escola de escalada com vias "duras", e "patinada" de tanta afluência de escaladores.

No final do dia seguimos para Umag.

No 3º dia da nossa viagem fomos até Rovinj, à escola que fica no parque protegido de ZLATNI_RT, mesmo junto ao mar e com óptimas vistas para Rovinj e para o Adriático.

No final do dia "caímos" dentro das águas cristalinas do Mediterrâneo e depois fomos a Porec.

No 4º dia de escalada visitamos a mais conhecida zona da Ístria, Vela Draga no parque natural de Ucka.
Dezenas de pináculos de calcário pontuavam a paisagem verde e densa do parque.

Ao chegar à base das vias seguimos a indicação daqueles "dedos" de rocha, sempre a subir.

Neste 5º dia fomos até Dvigrad, não muito longe de Rovinj, para um zona, mais uma vez, densamente arborizada e que o topo nos informava que tinhas de ter alguma atenção às cobras que supostamente também por lá escalavam. Não vimos nenhuma.

No final do dia e para variar fomos ao "charco".

Eis-nos chegados ao último dia da nossa viagem.
Neste dia fomos para a Croácia rural, no meio de coisa nenhuma, surge-nos este canhão de rocha, por entre o bonito arvoredo e uma paisagem campestre a perder de vista.
No final do dia apanhamos o eléctrico que saía do nosso "resort" e fomos encerrar a actividade com um jantar em UMAG junto à marina.