2009-06-10 - 2009-06-17 (Quarta-feira - Quarta-feira)
Já podem ver as fotos do 1º e 2º dias desta bela jornada de escalada.
A 5ª Viagem de Escalada do GDAE reuniu em terras Croatas 44 participantes que afincadamente se atiraram às falésias calcárias de seis escolas das mais importantes zonas da península da Ístria.
A viagem correu muito bem, um voo TAP Lisboa-Veneza, o aluguer de viatura, e boas condições de alojamento mesmo junto ao mar Adriático, em Umag.
Os locais de escalada que visitamos, encontramos uma grande variedade de "ambientes", mas sempre com um denominador comum a todas eles, a rocha calcária de óptima qualidade e a forte arborização mesmo encostada às vias que nos permitiu suportar os trinta e tal graus diários.
Tivemos zonas de escalada:
Junto ao mar Adriatico, praticamente de "molho", nomeadamente, a escola de Rovinj, rodeada de águas de uma transparência cristalina
Em parques naturais, dezenas pináculos de rocha "salpicando" a paisagem da vegetação densa de Vela Draga, no parque de Ucka.
Uma colina sobranceira a um fiorde de densa vegetação, em Limski Kanal.
Junto a ruinas de castelos mediavais, como em Crni Kal na Eslovénia e em Dvigrad.
Cepic, algures, no interior da Istria profunda, um canhão de rocha que se eleva sobre os prados veredejantes, permitindo a escalada numa paisagem tranquila e rural.
Enfim, muita escalada, visitas às cidades costeiras de Rovinj, Umag, Porec, Novigrad, Pula..., grandes banhos de fim de tarde no mediterrâneo e o mais importante um grande ambiente de confraternização.
No 2º dia de escalada cruzamos a fronteira para a Eslovénia e fomos à escola de escalada de Crni Kal. Uma crista calcária dominante sobre um extenso e denso manto verde de floresta original, encimada por um castelo.
É uma escola de escalada com vias "duras", e "patinada" de tanta afluência de escaladores.
No final do dia seguimos para Umag.
No 3º dia da nossa viagem fomos até Rovinj, à escola que fica no parque protegido de ZLATNI_RT, mesmo junto ao mar e com óptimas vistas para Rovinj e para o Adriático.
No final do dia "caímos" dentro das águas cristalinas do Mediterrâneo e depois fomos a Porec.
No 4º dia de escalada visitamos a mais conhecida zona da Ístria, Vela Draga no parque natural de Ucka.
Dezenas de pináculos de calcário pontuavam a paisagem verde e densa do parque.
Ao chegar à base das vias seguimos a indicação daqueles "dedos" de rocha, sempre a subir.
Neste 5º dia fomos até Dvigrad, não muito longe de Rovinj, para um zona, mais uma vez, densamente arborizada e que o topo nos informava que tinhas de ter alguma atenção às cobras que supostamente também por lá escalavam. Não vimos nenhuma.
No final do dia e para variar fomos ao "charco".
Eis-nos chegados ao último dia da nossa viagem.
Neste dia fomos para a Croácia rural, no meio de coisa nenhuma, surge-nos este canhão de rocha, por entre o bonito arvoredo e uma paisagem campestre a perder de vista.
No final do dia apanhamos o eléctrico que saía do nosso "resort" e fomos encerrar a actividade com um jantar em UMAG junto à marina.