Editorial da Informação 236 - Apresentação da nova Equipa Directiva do CAAL!

2010-04-22



A nova equipa directiva pretende saudar todos os sócios do CAAL, e apelar à sua participação nas actividades do Clube, num espírito de amizade e companheirismo que é a razão de ser da nossa motivação.

Da nossa actividade recente, há sem dúvida que destacar a iniciativa Limpar Portugal 2010, no decurso da qual o CAAL, através dos seus sócios, coordenou a acção dos muitos voluntários que se deslocaram à nossa casa – o Parque Florestal de Monsanto – para recolher os desperdícios que a incúria das instituições e a reduzida consciência cívica dos nossos concidadãos permitiram que se acumulasse nesta zona, bem como em tantas outras por esse país fora.

Bem estiveram os nossos companheiros que nessa manhã, imunes à chuva, calcorrearam os diferentes sectores de Monsanto, assegurando o êxito da iniciativa.

A iniciativa Limpar Portugal 2010 foi sem dúvida um sucesso para os seus mentores, e ilustrou a capacidade de congregação de esforços de uma população multi-variada, nos seus interesses e modos de estar, que os novos meios de comunicação – as tão faladas “redes sociais” – possibilitam.

Contudo, terminada a mobilização daquele dia, uma incógnita permanece, já que não está assegurada a continuidade da iniciativa.

É justamente pela resposta que permite dar a este tipo de questão que deve ser realçada e louvada a prática associativa, tal como vivida pelos sócios do CAAL: terminada a excitação do evento, esgotado o imediatismo, é reconfortante saber que podemos continuar a contar com a participação dos nossos sócios, e que o interesse destes na problemática ambiental não se desvanece assim que as televisões deixam cair o assunto.

É esta postura por parte dos nossos sócios que nos encoraja, neste início de mandato, a encetar esta caminhada – para nós a mais exigente de todas as que até agora realizámos – à frente dos destinos deste grande ensejo colectivo que é o Clube de Actividades de Ar Livre.