Perto da cidade de Mangualde encontra-se a aldeia de Quintela de Azurara onde vamos iniciar e terminar o nosso passeio.
Vai ser um percurso circular, de uma beleza selvagem numa região onde predomina o granito, com cerca de 17km de extensão, grande parte deles à sombra. Andaremos por trilhos e caminhos públicos, que ligavam Quintela de Azurara às povoações vizinhas, entre o rio e a ribeira de Ludares, que atravessaremos em vários locais.
Nas diversas áreas florestais por onde vamos passar predominam o pinheiro bravo, o carvalho, a mimosa e o eucalipto, espécies muito abundantes na região.
Além do património natural teremos a oportunidade de ver: a Capela de Nª Sr.ª da Esperança, no local onde começa e termina a actividade; os moinhos do Coval, cujo núcleo, com mais de 15 moinhos, se encontra num local de grande interesse paisagístico; as poldras sobre a ribeira de Ludares que nos permitem uma fácil travessia da mesma; alminhas; sepulturas antropomórficas; um abrigo do pastor e a igreja matriz de S. João Baptista.
Características do percurso: Sem grandes desníveis e sem dificuldades de maior.
Há possibilidade de neutralização.
Recomendações: Aconselhável o uso de botas de montanha. Dada a época do ano não esquecer levar chapéu e bastante água. Como é possível que possamos tomar banho na Ribeira de Ludares aconselha-se, também, levar fato de banho.
Cartografia: Folha 190 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Sábado, às 7h00 de Algés e às 7h15 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração pelas 11h15 em Quintela de Azurara no largo em frente da Capela de Nª Sr.ª da Esperança.