O GDAMO no Ararat - Turquia

O cume está a 5165m!
2010-07-03 - 2010-07-12

O GDAMO deslocou-se à Turquia para efectuar a ascensão do Monte Ararat.

A subida não apresentou dificuldades técnicas, acabando por ser uma ascensão bastante fácil, se não considerarmos o esforço físico que está implícito na subida acima dos 3000m.

Não tivemos dificuldades de aclimatação à altitude e todos os elementos do nosso grupo subiram ao cume do Ararat com bastante facilidade.

Esta ascensão teve o apoio de uma logística montada por uma empresa local que nos facilitou todo o trabalho de transporte de equipamento, alimentação, acampamento e serviço de guias.

Esta viagem teve também a componente turística em que visitámos alguns locais de interesse histórico, nomeadamente  Istambul, Van e Dogubayazit

Vejam a selecção de fotos da ascensão feita pelo coordenador do GDAO António Nunes em http://picasaweb.google.pt/gdamo.nunes/GDAMOAscensaoDoArarat#

Dia 12 de Julho:

Cansados mas felizes, chegaram todos bem.

Benvindos e parabéns!

Dia 8 de Julho:

Fizemos TODOS CUME!

Apesar das dificuldades de comunicação, sabemos que estão todos bem e todos fizeram cume. PARABÉNS!

Dia 7 de Julho:

Discurso directo do Ararat:

"De novo a 4100m.

Acampamento montado. Vamos almoçar, depois fazer render a tarde e amanhã atacar o cume"-Luisa Pinto Ferreira

Dia 5 de Julho:

Os nossos companheiros já estão no 1º acampamento, a 3200m.

Está tudo a correr bem, e conforme o planeado. Iniciam a aclimatação, devendo manter-se neste acampamento até dia 7.

O Grupo de Montanha vai fazer a ascensão ao Monte Ararat, na Turquia, de 3 a 12 de Julho. Os 17 companheiros experimentados vão tentar atingir o cume da mais alta montanha da Turquia.