Nas imediações de Lamego, existe um pequeno concelho notável pelos seus contrastes:
um vale amplo e uma serra de encostas abruptas, aldeias serranas com minas abandonadas, ambiente urbano moderno, edifícios monumentais únicos e as ruínas de um bairro judeu, um pouco de Alfama no Douro-Sul.
O mosteiro de Salzedas… o convento de Santo António de Ferreirim… a ponte fortificada da Ucanha.
É por estas paragens que vamos andar neste fim-de-semana.
Características dos percursos:
Sábado, dia 25 – De Barroncal a Salzedas (cerca de 8km).
Iniciamos o percurso em Barroncal, ainda no concelho Lamego passando por Ferreirim onde existem os restos do convento franciscano de Santo António de Ferreirim, passamos a Ponte de Ucanha e visitaremos a Torre.
Depois de atravessar a aldeia de Ucanha, seguiremos por caminhos rurais vamos até Salzedas onde podemos visitar a Igreja de Salzedas e as ruínas do Mosteiro Cistercense e espreitar o que resta do bairro judeu. (1 bota)
Domingo, dia 26 – Do Vale da Ribeira de Tarouca a Várzea da Serra (cerca de 17km).
Partindo perto do mesmo local da véspera, vamos subir a serra pelo Vale da Ribeira de Tarouca, passando por diversas aldeias como Lazarim, notável pelas máscaras tradicionais e pelo desfile na terça-feira de Carnaval.
A actividade termina em Várzea da Serra.
Desnível de cerca de 500 metros, a subir. (2 botas). Possibilidade de neutralização em Lazarim, no início do troço final da subida mais íngreme. (2/3 botas, para quem não neutralizar).
Recomendações: Atendendo à época do ano, há que tomar medidas de protecção – uso de chapéu e creme solar ou impermeável, consoante as ‘caretas’ do tempo - as botas são imprescindíveis.
Trazer o farnel para os dois almoços. Há possibilidade de abastecimento de água pelo caminho.
Alojamento: Complexo do Instituto do Desporto de Portugal, em Lamego (com pequeno-almoço incluído). É necessário levar toalha.
Cartografia: Folhas 137, 138 e 147 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGM.
Partida: Sábado, dia 25, às 6h45 de Algés e às 7h00 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração às12h00 de Sábado, saindo no nó de Lamego do IP3/A24, passados cerca de 4km, num espaço livre à esquerda da EN 226 Lamego – Tarouca, antes do cruzamento (à direita) para Veiga, Lalim e Lazarim.
O preço também inclui o alojamento e o pequeno-almoço, para além do seguro e do transporte.
É indispensável a inscrição prévia no Clube.