Jantares no Limite!

2010-07-08


No próximo dia 8 de Julho, quinta-feira, às 20h30, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva promove o segundo jantar temático inspirado em ambientes extremos do planeta.

Em pleno Ano Internacional da Biodiversidade, esta iniciativa promove o encontro entre a ciência, os investigadores e o jornalismo de viagens. Durante o jantar, o jornalista da SIC Aurélio Faria e o alpinista e Presidente do Clube de Actividades de Ar Livre, Alexandre Velhinho, conversarão com o público sobre as suas expedições em alguns dos cumes mais altos do planeta.

Experiências e observações em diferentes tipos de Ar é o título de um trabalho desenvolvido por Joseph Priestley no século XVIII, onde este descreve um conjunto de experiências com diferentes gases e reporta, pela primeira vez, a descoberta do oxigénio.

É também o mote para um jantar inspirado nas espécies que habitam as altas montanhas de atmosfera rarefeita, ou simplesmente onde diferentes gases conduzem a novas experiências culinárias.

O menu será confeccionado pelos alunos da Pós-Graduação em Ciências Gastronómicas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.

Os Jantares no Limite têm um custo por pessoa de 50 euros e requerem inscrição prévia: 21 891 71 00 ou email

MENU - EXPERIÊNCIAS E OBSERVAÇÕES EM DIFERENTES TIPOS DE AR

Amuse Bouche
- Pães feitos na mesa com Deep de queijos das alturas e tomates cherry bêbados

Entrada - Melancia em apneia

1.º Prato - Carpaccio de tamboril com caldo quente

2.º Prato - Cabrito das elevadas altitudes alambicado

Pré-Sobremesa - Poção Mágica

Sobremesa - Uma doce confusão... de tirar o ar

Bebidas: Vinhos, Água, Chá e Café