No próximo dia 8 de Julho, quinta-feira, às 20h30, o Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva promove o segundo jantar temático inspirado em ambientes extremos do planeta.
Em pleno Ano Internacional da Biodiversidade, esta iniciativa promove o encontro entre a ciência, os investigadores e o jornalismo de viagens. Durante o jantar, o jornalista da SIC Aurélio Faria e o alpinista e Presidente do Clube de Actividades de Ar Livre, Alexandre Velhinho, conversarão com o público sobre as suas expedições em alguns dos cumes mais altos do planeta.
Experiências e observações em diferentes tipos de Ar é o título de um trabalho desenvolvido por Joseph Priestley no século XVIII, onde este descreve um conjunto de experiências com diferentes gases e reporta, pela primeira vez, a descoberta do oxigénio.
É também o mote para um jantar inspirado nas espécies que habitam as altas montanhas de atmosfera rarefeita, ou simplesmente onde diferentes gases conduzem a novas experiências culinárias.
O menu será confeccionado pelos alunos da Pós-Graduação em Ciências Gastronómicas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.
Os Jantares no Limite têm um custo por pessoa de 50 euros e requerem inscrição prévia: 21 891 71 00 ou email
MENU - EXPERIÊNCIAS E OBSERVAÇÕES EM DIFERENTES TIPOS DE AR
Amuse Bouche - Pães feitos na mesa com Deep de queijos das alturas e tomates cherry bêbados
Entrada - Melancia em apneia
1.º Prato - Carpaccio de tamboril com caldo quente
2.º Prato - Cabrito das elevadas altitudes alambicado
Pré-Sobremesa - Poção Mágica
Sobremesa - Uma doce confusão... de tirar o ar
Bebidas: Vinhos, Água, Chá e Café