Podem ver todas as fotos de Paulo Ferreira em http://picasaweb.google.pt/zulufriend/FotosDasMedulas?authkey=Gv1sRgCMyiiInp-OmUqwE&feat=directlink ,as fotos da Jonas em http://www.clubearlivre.org/v/actividades/2010/novembro/medulas/jonas/ e da Teresa Santos em http://picasaweb.google.com/teresasantos.caal/MEDULAS#
As Médulas são antigas explorações romanas de ouro, a céu aberto, que hoje formam uma paisagem espectacular de terrenos avermelhados e de bosques de castanheiros e carvalhos.
Situam-se na província de Léon, em Espanha, perto da cidade de Ponferrada e são consideradas a maior mina, no seu género, de todo o império romano.
A beleza deste local, com mais de 2000 hectares declarados como “Zona Arqueológica”, porque integra as redes de infra-estruturas mineiras e mais de cinquenta depósitos arqueológicos, das épocas pré-romana e romana, alguns dos quais visitáveis, valeu-lhe, por parte da Unesco, a classificação de Património da Humanidade.
As Médulas são o melhor exemplo das alterações que a mineração romana do ouro, produziu nas comunidades do Noroeste peninsular.
O CAAL vai de novo visitar esta região singular aproveitando, para isso, o fim de semana alargado do primeiro de Novembro.
Começaremos pela Aula Arqueológica das Médulas, onde assistiremos a um vídeo sobre a história das minas e a forma como se processava a sua exploração.
Depois iremos percorrer estas minas a céu aberto e conhecer os canais, aquedutos e túneis que transportavam as águas que, depois de represadas em sítios altos, eram soltas repentinamente, com a finalidade de entrarem numa rede de galerias subterrâneas, fazendo-as ruir para arrastar as terras até aos lavadouros onde se extraía o ouro. Iremos ainda conhecer alguns dos mais importantes povoados e castros da época, onde viviam as cerca de 4000 pessoas que construíam e operavam esta infra-estrutura.
Dada a distância a que esta região se encontra de Lisboa, os organizadores da actividade optaram por contactar o Club Deportivo Rutas del Bierzo de Ponferrada, que nos irá guiar nas actividades dos dias 31/10 e 1/11 e que nos assegurou a logística no local.
Dia 29/10 – Partida de Algés às 19h00 e de Sete Rios às 19h15, já jantados, em direcção à já nossa conhecida Aldeia de S. Sebastião, onde pernoitaremos, em camarata, sendo apenas necessário levar toalha.
Dia 30/10 – Pequeno-almoço e saída em direcção às Médulas onde prevemos chegar ao início da tarde. Recomenda-se levar almoço, pois iremos fazer pic-nic para aproveitarmos melhor o tempo, uma vez que anoitece cedo. Da parte da tarde, após assistirmos à apresentação da Aula Arqueológica, vamos ser guiados por um dos guardas do Parque, num passeio pelas Médulas, entrando nalgumas galerias e apreciando toda a sua envolvência.
Jantar e alojamento no Hotel Medulio http://www.hotel-medulio.com/Indexi.html
Dia 31/10 – Após o pequeno-almoço será altura de fazermos uma actividade onde iremos conhecer algumas das aldeias desta bonita região do Bierzo. Foram aqui encontrados mais de cinquenta assentamentos humanos, muitos deles com funções específicas. Estes assentamentos foram utilizados pelos trabalhadores das minas nas distintas épocas em que estas foram exploradas.
Caso haja disponibilidade de tempo tentaremos ainda visitar o Castelo de Ponferrada.
Jantar e alojamento no Hotel Medulio
Dia 1/11 – Pequeno-almoço e percurso de cerca de 2 horas pelos canais que transportavam a água utilizada para a exploração das minas. Regresso a Lisboa.
Alojamento: Nos dias 30 e 31/10 no Hotel Medulio, na povoação das Médulas, em regime de pensão completa, em que o almoço consiste num farnel que nos é entregue antes de partirmos para a actividade do dia.
Participação em viatura própria: Concentração junto à Aula Arqueológica das Médulas, no dia 30/10 às 13h30.
O preço inclui a dormida do dia 29 e o pequeno-almoço de 30/10 na Aldeia de S. Sebastião; os jantares dos dias 30 e 31/10 e as dormidas das noites de 30 e 31/10 no Hotel Medulio; os pequenos-almoços e os almoços tipo farnel dos dias 31/10 e 1/11.
Inclui ainda o seguro, transporte, serviço de guias e entradas nas Médulas.
É indispensável a inscrição prévia no Clube, que deverá ser feita até ao dia 21/10.
A inscrição pode ser fraccionada em 2 vezes com entrega, no acto de inscrição de 50% do valor da actividade. Os restantes 50% deverão ser entregues, na mesma altura, num cheque pré-datado para o dia 21/11.