Vamos descansar para o Alentejo!
Depois de mais um Aniversário, comemorado na Serra da Estrela, , imbuídos do espírito CCC (Caminhadas Curtas de Convívio), descemos ao Alentejo.
Situada nas franjas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Ribeira do Torgal, afluente do Rio Mira, constitui, uma das mais bem preservadas paisagens naturais do território português, onde a influência humana ainda se faz sentir com pouca intensidade.
O percurso será maioritariamente ao longo da ribeira, caracterizada por manchas de densa vegetação de porte arbóreo nas encostas, sendo as espécies dominantes o sobreiro e o carvalho-cerquinho, alternando com vegetação arbustiva – o maquial constituído por medronheiro e lentisco-bastardo. Junto à ribeira encontraremos freixos, ulmeiros, etc.
Quanto à fauna, encontraremos abundantes vestígios (lontras, javalis, batráquios, répteis, etc) e, com sorte, alguns avistamentos! As encostas, com uma topografia bastante acidentada, são constituídas por xistos, grauvaques e arenitos.
O percurso terá início em Castelão (EN 120 Odemira - Cercal) de onde seguiremos por estradão em direcção à Ribeira do Torgal, que acompanharemos até ao Sol Posto (de novo na EN 120), com excepção de uns breves km, em que teremos que contornar a elevação da Feteira.
O almoço será no Pego das Pias, em que haverá oportunidade para tomar um retemperador banho (não esquecer o fato de banho).
No final da tarde haverá lugar a um simpático lanche nos arredores de Odemira (incluído no preço).
Característica do percurso: Cerca de 12 km muito acessíveis.
Água no cantil, farnel e fato de banho na mochila.
Cartografia: Folha 553 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.
Partida: Às 7h00 de Algés e às 7h15 de Sete Rios.
Participação em viatura própria: Concentração na rotunda central do Cercal às 10h00.
O preço inclui o transporte, o seguro, as informações, o mapa e o lanche perto de Odemira.